21.6 C
Distrito Federal
quinta-feira, dezembro 26, 2024

CAIXA Cultural Recife apresenta exposição de Nelson Leirner

Mostra “Parque de Diversões” reúne 74 obras do artista falecido em 2020

nelson Leimar 1.jpg

Obra “Pollock Cow” do artista Nelson Leirner. Crédito Foto: Pedro Tressi

A CAIXA Cultural Recife será o espaço para a primeira exposição com obras do artista Nelson Leirner após seu falecimento em 2020. A mostra Nelson Leirner: Parque de Diversões fica em cartaz de 12 de setembro a 10 de novembro com 74 trabalhos do artista, entre objetos, pinturas, colagens e outros, com curadoria de Agnaldo Farias. A abertura, no dia 12 de setembro, terá visita guiada com o curador, às 20h.

No dia 13 de setembro, às 16h, Agnaldo Farias também realiza palestra aberta ao público. E no dia 10 de novembro, às 16h, será realizada outra visita guiada, desta vez com Júlia Borges Arana, produtora executiva da Phi, correalizadora da mostra.

Famoso por utilizar meios e mídias pouco tradicionais, Leirner estudou engenharia têxtil e pintura, na década de 1950. O resultado dessa base é a construção de uma história versátil e bem-humorada que estará em evidência nos trabalhos produzidos nos últimos 20 anos da vida de Leirner reunidos nessa exposição, que foi pensada para a CAIXA Cultural.

​Foram selecionadas pinturas, fotografias, estatuetas, imagens miniaturas, obras em tapeçaria, técnicas mistas, colagens, releituras da Mona Lisa e objetos onde a ironia dá o tom e que fazem um passeio pelo “parque de diversões” que era a mente de Nelson Leirner, talvez um dos mais versáteis artistas contemporâneos.

nelson 2.jpg

Futebol – 24x120x80cm – Técnica mista (2014). Foto Pedro Tressi

Algumas obras da série “Assim é… se lhe parece”, por exemplo, trazem colagens que misturam o universo da Disney com mapas e mundos. Outras obras como “Missa móvel dupla” e “Futebol” são pontos de destaque para que o público observe como o artista respeita o poder dos fetiches religiosos. Além dos interesses espirituais e materiais, perpassados por vetores econômicos e ideológicos: não escapam os brinquedos das crianças, os bonequinhos, os stickers que elas grudam nos cadernos para ornamentar, colecionáveis que assumem uma outra função aos olhos curiosos do visitante frente à aglutinação de elementos.

No desenho curatorial não faltam referências históricas de Leirner com exemplares de séries e ações importantes realizadas nas décadas de 1960 e 1970. “Nosso objetivo aqui é mostrar a obra onívora que se alimenta de aspectos da vida cotidiana, mas não só, também discute a figura do artista – esse homem incomum, esse gênio que as plateias cultuam com uma admiração, como diria o pernambucano Nelson Rodrigues, ‘verdadeiramente abjeta’; discute a natureza da obra de arte – ou aquilo que habitualmente é entendido como sendo arte -; e, por fim, discute a sobredeterminação de ambos pela história, pelo modo como estão enredadas num jogo”, explica o curador.

Sobre Nelson Leirner:

Nascido em São Paulo em 1932, foi um pioneiro da arte intermídia e uma figura central na vanguarda brasileira. Após residir nos EUA e estudar pintura com Joan Ponç, Leirner se destacou por suas apropriações e performances inovadoras, como a “Exposição-Não-Exposição” e o envio de um porco empalhado ao Salão de Arte Moderna de Brasília.

Fundador do Grupo Rex e premiado na Bienal de Tóquio, incorporou elementos da cultura popular em suas obras e recebeu diversos prêmios, como o APCA de Melhor Exposição Retrospectiva, em 1994, e ampliou sua atuação para design e cinema experimental.  Reconhecido internacionalmente, Leirner fez sua carreira transgredindo desde o princípio, como artista e como professor, responsável pela formação de toda uma geração de artistas.​

SERVIÇO:
[Exposição] Nelson Leirner: Parque de Diversões

Local: CAIXA Cultural Recife – Av. Alfredo Lisboa, nº 505, Bairro do Recife
Abertura: Dia 12 de setembro (quinta-feira), às 19h

Datas: De 13 de setembro a 10 de novembro de 2024

Horário: de terça a sábado, das 10h às 20h, e domingos das 10h às 18h

(última entrada 15 minutos antes de fechar)

Classificação: Livre

Entrada Franca

Acesso a pessoas com deficiência

Informações: Site CAIXA Cultural / Instagram @ caixaculturalrecife

Realização: Phi + Cinnamon

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias