Instituição reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável e o enfrentamento às mudanças climáticas
A CAIXA aderiu aos Princípios para a Responsabilidade Bancária (PRB), Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP FI). A partir de agora, o Banco terá acesso a um conjunto de ferramentas e conceitos que ajudarão a tornar a indústria bancária brasileira ainda mais sustentável.
O PRB orienta os bancos quanto às formas de alinhar a estratégia e a prática dos negócios à visão que a sociedade estabeleceu para seu futuro, expressa nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e no Acordo Climático de Paris. Os bancos que assinam os Princípios se comprometem a ser ambiciosos em suas estratégias de sustentabilidade, trabalhando para integrar e incorporar os conceitos em todos os seus negócios, ao mesmo tempo em que lhes permitem permanecer na vanguarda das finanças sustentáveis.
Os bancos signatários devem identificar e medir o impacto ambiental e social resultante de suas atividades de negócios. Também precisam estabelecer e implementar metas nos setores mais impactados e, periodicamente, prestar contas sobre o progresso das ações. Os Princípios fornecem uma estrutura para os bancos entenderem os riscos e aproveitarem as oportunidades decorrentes da transição para economias mais sustentáveis.
Liderança
Os signatários dos Princípios devem assumir um papel de liderança e demonstrar como os produtos, serviços e relacionamentos bancários podem apoiar e acelerar as mudanças necessárias para alcançar a prosperidade compartilhada, tanto para a geração atual como para as futuras, assegurando a preservação do planeta e uma vida digna a todas as pessoas.
Os bancos que aderiram ao PRB também se juntam à maior comunidade bancária global focada em finanças sustentáveis, compartilhando as melhores práticas e trabalhando juntos em orientações práticas e ferramentas pioneiras que beneficiam toda a cadeia econômica.
A adesão da CAIXA é uma jornada de escala e alcance sem precedentes. Principalmente para enfrentar as mudanças climáticas e suas consequências: os danos à natureza, a poluição e as questões sociais. Juntos, esses esforços coletivos permitirão conciliar a lucratividade e a responsabilidade socioambiental, fortalecendo o senso de propósito da Instituição.
Para o vice-presidente de Sustentabilidade e Cidadania Digital, Paulo Rodrigo de Lemos Lopes, “o compromisso com os Princípios para Responsabilidade Bancária da ONU representa um passo estratégico para a CAIXA, posicionando a instituição na vanguarda das práticas de sustentabilidade bancária. Com esse movimento, a CAIXA se alinha às expectativas das partes interessadas e reguladores, fortalecendo sua reputação e competitividade no mercado global”.
Mais informações sobre os Princípios para Responsabilidade Bancária: www.unepfi.org/responsiblebanking