No início de dezembro, uma mulher chamada Jody, que reside na Pensilvânia, Estados Unidos, saiu para mais um dia de caminhada com o seu cachorro quando teve seu dia transformado.
Durante o passeio em uma trilha arborizada, o pet foi atraído até uma pilha de folhas. Incomodado, o cachorro não parava de cheirá-la.
A reação do pet fez a tutora ter certeza de que havia algo a mais ali do que apenas folhas secas. Seria algum bichinho?
Sim ou não, ela decidiu averiguar.
Ao se aproximar, logo percebeu que sim, se tratava de um animal, pois as folhas se mexiam.
Ao observar mais de perto, percebeu uma plumagem cinza que se disfarçava no chão amarronzado da trilha.
Foi então que ela identificou que era uma coruja ferida. A ave precisava de socorro urgentemente!
A primeira coisa que Jody fez foi entrar em contato com o centro de resgate Raven Ridge Wildlife Center, por meio do WhatsApp, enviando mensagem de texto e fotos do bichinho.
“É sempre um sinal vermelho quando uma coruja é encontrada encalhada e não consegue voar quando abordada”, escreveu o Raven Ridge Wildlife Center em um post no Facebook no dia 2 de dezembro. “Especialmente quando é no meio do dia.”
Logo, uma equipe dirigiu-se até o local para resgatar a ave e levá-la para as dependências do santuário para uma avaliação médica.
Devido às proporções dos machucados, a equipe temia o pior!
A coruja tremia de frio, não conseguia abrir os olhos e tão pouco ficar de pé. Estava desidratada e muito confusa, parecia que não resistiria.
Logo os profissionais a colocaram em uma incubadora aquecida, ministraram fluidos e medicamentos, além de monitorá-la a cada 30 minutos.
A responsável pela coruja foi a reabilitadora de vida selvagem Tracie Young, que declarou ao The Dodo não saber o que levou a coruja a ficar nesse estado, mas desconfia que ela tenha sido atacada por um gambá.
Felizmente, com o empenho e profissionalismo da equipe, a coruja se recuperou!
Com a ave 100% restabelecida, ela foi levada a uma área arborizada e solta de volta na natureza.
“Ficou muito claro quando abrimos a porta da caixa [que] ela sabia exatamente onde estava”, escreveu Raven Ridge no post. “[Ela] não perdeu tempo decolando para as árvores acima.”
Graças à rápida ação da Jody e à dedicação da equipe de resgate, a coruja conseguiu se recuperar e voltar à vida selvagem, voando livremente.
Um final feliz para uma bela história de sobrevivência e solidariedade.
Caso parecido
Um homem no Peru encontrou um pequeno bugio à beira de uma estrada e, preocupado com a situação do animal, pediu ajuda ao grupo de resgate voluntário GoEco.
O bugio, um tipo de macaco encontrado nas florestas tropicais da América do Sul, provavelmente era um animal de estimação que cresceu demais para seus donos e foi abandonado.
Ele foi resgatado com sucesso e levado para o Amazon Shelter, um centro de reabilitação e soltura de animais selvagens.
Após uma avaliação médica, foi determinado que o macaco estava bem e, quando estiver pronto, será reintroduzido na natureza.
Esse resgate exemplifica um problema comum no Peru, onde filhotes de bugios são frequentemente levados como animais de estimação após a caça de suas mães para obter carne de animais selvagens.
Veja também o vídeo:
Cuidado com os pets sedutores da internet