O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cometeu uma gafe ao chamar, por duas vezes, o ex-presidente Donald Trump de “presidente”. O republicano é seu provável adversário nas eleições de novembro deste ano.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
A cena ocorreu na entrada da Casa Branca, quando o democrata chegava de uma viagem ao Estado da Carolina do Norte.
Quando interpelado pela jornalista Raquel Krähenbühl, correspondente da Globo, sobre a vitória de Trump nas prévias do Partido Republicano em Iowa, Biden disse o seguinte: “O presidente obteve uns 50 mil votos, o menor número que qualquer um que já tenha vencido as eleições já teve”.
Leia também: “Trump acusa Biden de ser uma ameaça à democracia”
Depois, quando indagado sobre os eleitores dos EUA de origem árabe, que dizem que não votarão nele por causa do seu apoio à guerra de Israel em Gaza, Biden disse que “o presidente…O ex-presidente quer proibir que árabes entrem nos Estados Unidos”.
A entrevista ocorreu depois que Biden desembarcou do Marine One, o helicóptero oficial da Presidência. Na ocasião, a aeronave ainda estava ligada e fazia muito barulho.
Embora esteja respondendo a quatro processos na Justiça dos Estados Unidos, Trump, que governou o país de 2017 a 2021, é pré-candidato à Presidência pelo Partido Republicano.
Leia mais: “Situação de Biden deixa democratas preocupados para a eleição de 2024”
Na última segunda-feira, 15, nas primeiras prévias da corrida eleitoral, em Iowa, Trump venceu com folga a votação.
Trump é favorito nas próximas prévias republicanas
Além disso, Trump é apontado como favorito nas próximas prévias republicanas, que vão acontecer na próxima semana, no Estado de New Hampshire.
Leia mais: “Biden comete gafe e confunde Taylor Swift com Britney Spears”
Nos EUA, o voto é indireto, ou seja, os eleitores escolhem, em votações realizadas por cada Estado, representantes dos candidatos que querem eleger. Quem tiver mais representantes — chamados de delegados — vence a disputa.
Leia também: “Vídeo: Biden ‘trava’ em encontro com líderes do Pacífico”