Após o forte temporal que atingiu o Rio de Janeiro, as prefeituras de Barra do Piraí, no Sul Fluminense e Japeri, na Baixada, decretaram estado de calamidade pública nesta quinta-feira (22). Seis das oito mortes registradas no Rio de Janeiro ocorreram nas duas cidades.
Na manhã desta sexta-feira (23), representantes do governo federal e prefeitos das cidades atingidas se reuniram na Câmara Municipal de Japeri.
Japeri montou ponto de apoio para receber população afetada pela chuva
A prefeitura informou que o temporal deixou 67 desalojados e 22 desabrigados. Oito pontos de apoio foram montados em escolas municipais de Japeri e Engenheiro Pedreira. Veja a lista:
– E.M. Aristides Arruda
– E.M. Darcílio Ayres
– E.M. Pedra Lisa
– E.M. Santa Terezinha
– E.M. Bernardino de Melo
– E.M. Duque de Caxias
– E.M. Pastor Tasso
– E.M. Etiene de Souza
Barra do Piraí faz campanha para doação de água e mantimentos
Já em Barra do Piraí, no Sul Fluminense, quatro pessoas da mesma família morreram soterradas após o desabamento de uma casa. De acordo com a Secretaria Estadual de Defesa Civil, um bebê de oito meses, além dos pais e da avó moravam em uma edificação de três andares, atingida por um deslizamento de terra. Os corpos das vítimas serão enterrados nesta tarde.
Segundo a Secretaria de Assistência Social da cidade, 125 pessoas ficaram desalojadas e 1200 foram afetadas em diferentes bairros. Ainda de acordo com a pasta, as famílias que tiveram a casa interditada foram direcionadas para residências de amigos e familiares. Escolas e ginásios estarão à disposição caso sejam acionadas.
De acordo com o secretário interino de Saúde, Dione Caruzo, o Hospital Santa Casa recebe doação de água e mantimentos para ajudar as famílias impactadas.
*Sob supervisão de Bruna Oliveira