Em dezembro de 2020, a pandemia de Covid ainda mantinha o país sob restrições, à espera da primeira vacina. Foi neste cenário que a Ambev criou a Academia da Cerveja, com cursos, aulas e palestras apenas no ambiente online, voltados majoritariamente para o público consumidor, todos gratuitos.
A ideia era passar do virtual para o físico já no ano seguinte, mas a crise sanitária mudou as prioridades e o projeto precisou esperar praticamente três anos. Nesta quarta (20), finalmente a Academia da Cerveja se materializa em um endereço real, no número 560 da rua Mourato Coelho, em Pinheiros (região oeste de São Paulo).
“O espaço é uma nova fase da Academia”, comemora Alexandre Esber, gerente do espaço e integrante da equipe de conhecimento e cultura cervejeira da Ambev. “Teremos aqui cursos para o público consumidor, mas que não tem um letramento gigante, para os entusiastas, que não são tão iniciantes, e para profissionais que trabalham com cerveja”, conta, enquanto mostra as salas moduladas da academia, que ocupa a área de um antigo depósito, entre as ruas Cardeal Arcoverde e Teodoro Sampaio. Muitos cursos básicos, de apenas uma hora, devem permanecer gratuitos.
O espaço acomoda cerca de cem alunos, que podem ser distribuídos em três salas moduladas com acessibilidade, batizadas de Lúpulo, Levedura e Cereais (nem só de malte vive a cerveja).
Há também logo na entrada um balcão com seis torneiras e uma bela cozinha cervejeira, com tanques de 250 litros e fermentadores; um minilaboratório completa a moderna estrutura, tudo à disposição dos futuros alunos.
A partir desta quarta (20) já será possível se inscrever no site da Academia da Cerveja para cursos que devem ocorrer a partir do início de 2024. Muitas palestras gratuitas vão continuar disponíveis no ambiente online, como o recente curso de Harmonizações Natalinas, que dura apenas 20 minutos.
Outras aulas grátis incluem temas como cor da cerveja, escolas cervejeiras, copo: a arte de servir, além de aulas de estilos, da IPA às cervejas sem álcool.
“Temos cerca de 70 horas de material gratuito, por vídeo. Mas a ideia é ter cursos pagos, principalmente da linha Pro. Nosso objetivo sempre foi democratizar o conhecimento cervejeiro e levar para mais lugares essa conversa”, explica Esber.
“A inauguração da nova sede da Academia da Cerveja reflete nosso comprometimento em promover a cultura cervejeira e fortalecer a comunidade que compartilha dessa paixão”, afirma Carla Crippa, vice-presidente de Impacto e Relações Corporativas da Ambev. “Estamos entusiasmados em oferecer um espaço que não apenas educa, mas permite que profissionais se desenvolvam”, completa.
Academia da Cerveja – R. Mourato Coelho, 560, Pinheiros. Inscrições para cursos e mais informações em academiadacerveja.com.