Fernando Alonso diz que se aproximar do vegetarianismo durante as férias de inverno o deixou melhor preparado do que nunca para a temporada da Fórmula 1.
Embora seja o piloto mais velho do grid com 42 anos, o bicampeão é considerado um dos principais candidatos a substituir Lewis Hamilton na Mercedes no próximo ano. O contrato de Alonso com a Aston Martin termina este ano.
“Eu estou fazendo tudo na minha vida e nos últimos meses para me preparar melhor do que nunca para esta longa temporada e estar melhor do que nunca se quiser continuar competindo”, declarou ele ao jornal espanhol AS.
“Se vou me comprometer com um projeto no futuro, seja de um ano ou mais, primeiro tenho de me preparar para isso”.
Segundo Alonso, o período entre o final da temporada passada e agora foi a primeira vez que ele tomou a iniciativa de incluir nutricionistas em sua equipe de treinamento.
Ele admite que a sua dieta agora é “vegetariana, embora não seja totalmente rigorosa”. Mas uma alimentação melhor lhe permite “extrair mais energia dos alimentos que como e das reservas do corpo, e assim ter uma resistência melhor”.
O espanhol afirma que os testes anuais de treinamento que realiza na altitude dos Alpes italianos mostram que sua capacidade muscular voltou aos “níveis máximos” que ele não via desde que era muito mais jovem.
“Nós tentamos ganhar músculos para compensar o fator idade sem perder capacidade de reação ou resistência no cardio”, disse Alonso. “Foram resultados surpreendentes, muito positivos. Treinei com mais calma e por mais tempo”.
Alonso diz que também conseguiu dedicar mais tempo à sua condição física do que antes.
“Nos últimos anos, tive atividades de marketing, troquei de equipe, tive de fazer muitas coisas na fábrica. Desta vez, tive tempo para mim, pilotando outros carros, e isso me ajudou a chegar na pré-temporada na melhor forma da minha vida”.
“Isso me incentiva a continuar (na F1), mas tenho consciência dos sacrifícios que faço quando dou 100% e também tenho outras curiosidades na vida que quero experimentar no futuro”.