A cachorrinha Happy tinha todos os motivos do mundo para ser triste, mas ainda assim, ela preferiu transformar toda a sua dor em amor.
A cachorrinha que vive em Bali, na Indonésia, foi nomeada de Happy, que significa feliz em português, não por acaso. Ela foi abandonada na beira de uma estrada quando ainda era uma filhotinha, completamente sozinha.
Mesmo estando à mercê da morte, Happy sempre encontrava um motivo para abanar o rabo, reforçando o quanto temos a aprender com a resiliência dos animais, especialmente dos cães.
Ainda pequenina, Happy demonstrou uma incrível capacidade de superar adversidades, especialmente ao destacar a importância de encontrar pequenas razões para a felicidade. |
Toda a coragem e o otimismo de Happy a levaram a lugares maiores e melhores. Se quando ela vivia sozinha ela já tinha uma personalidade positiva, quando ela finalmente foi encontrada e resgatada pela instituição beneficente Bali Paws, isso se manteve.
Desde que foi acolhida, independentemente da situação, Happy não parou de abanar o rabo um minuto sequer. Dia chuvoso: feliz! Encontrando ‘caras malvados’: feliz! No veterinário: feliz! Na praia: feliz! Presa no trânsito: feliz! Segunda de manhã: feliz!
Temos tanto a aprender com Happy! Especialmente sobre as segundas, né?
Claro que com tanta felicidade assim, não demoraria para que essa doce menina encontrasse um lar para deixá-lo… feliz!
E foi exatamente isso que aconteceu quando Klara e sua família, que inclui o seu cachorro mais velho, Jazz, procuravam aumentar a família. Imediatamente o cachorro que veio à mente das voluntárias foi Happy!
Embora a história da doce garota tenha um desfecho feliz, o relato da despedida das voluntárias é emocionante.
Confira:
“Feliz é Feliz para sempre…
Não posso acreditar que já se passaram mais de dois anos desde que encontramos a pequenina Happy na rua. Muita coisa mudou desde então, mas uma coisa permaneceu igual: Happy ainda está constantemente abanando o rabo! E ela tem muitos motivos para isso!
Mesmo que eu tenha que admitir que a simples ideia de dizer adeus a Happy estava partindo meu coração. Mas eventualmente esse dia chegou e eu tive que deixá-la ir e desejar a ela a vida mais feliz que um cachorro pode ter.
E foi exatamente isso que ela conseguiu! Klara e sua família se apaixonaram por Happy no minuto em que ela colocou as patas em sua casa. Mas não só isso, seu “irmão” mais velho e muito calmo, Jazz, também não resistiu a esse pacote de felicidade e deu tudo de si a ela. Literalmente… Sua cama. Sua tigela de água. Seu lugar no sofá. Seus brinquedos, você escolhe! A energia dela é tão contagiante que fez Jazz retroceder vários anos e ele se transformou em um cachorrinho bobo que adora perseguir Happy e se aconchegar com ela (e com a família) depois.
Falar sobre isso depois… dizer “adeus” para Happy não é um adeus para sempre… Eu a visito todos os anos, desde que ela foi adotada, não passou um ano sem que eu não visitasse Happy em sua nova casa.
Vê-la ainda abanando o rabo tanto quanto antes, se não mais, é a confirmação definitiva de que ela está onde deveria estar.
Confira a adorável história de Happy no vídeo a seguir:
Happy realmente veio ao mundo com uma missão: deixar tudo mais feliz!
Por que os cães balançam o rabo?
Segundo a Encyclopedia Britannica, os filhotes não fazem isso assim que nascem. Os cães só abanam a cauda ao completarem seis ou sete semanas de vida, “quando começam a interagir com seus companheiros de ninhada e humanos”. Isso demonstra que conforme a interação social se intensifica, eles reforçam a comunicação através da cauda.
Revisando literatura científica produzida anteriormente sobre o assunto, cientistas da Universidade de Bari, na Itália, chegaram à conclusão de que diferentes movimentos indicam estados emocionais e intenções diversas no mundo canino.
Alguns sinais comportamentais:
- Rabo erguido: comunica confiança e/ou excitação, sendo bastante comum em brincadeiras;
- Rabo abanando de um lado para o outro: é indicador de amizade ou de que estão empolgados;
- Rabo rígido: expressa uma ameaça ou indica a própria ansiedade do cão, tensão;
- Cauda baixa ou entre as pernas: é um sinal de medo ou vontade de apaziguar situações conflitantes, já que contribui para diminuir o tamanho do corpo do animal.
Você tem uma história fofa, engraçada ou emocionante sobre o seu animal de estimação? Envie para nós! Ele pode virar matéria aqui no nosso site e até ficar famoso!