O estoque sanguíneo do Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé está abaixo do estado crítico. Para que ele volte a ficar em um limite satisfatório, é preciso que a população doe qualquer tipo de sangue (A-, A+, AB-, AB+, B-, B+, O- e O+). O gesto de doar pode salvar até quatro vidas.
Os voluntários podem comparecer de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h (exceto em feriados), na Rua Doutor Bueno, 40, no Centro.
Também existe a opção de agendamento online, através do seguinte endereço: https://macae.rj.gov.br/
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2796-1756.
O Serviço de Hemoterapia de Macaé é responsável por abastecer todas as unidades hospitalares do município, além das cidades vizinhas como Quissamã e Conceição de Macabu. O espaço conta com uma equipe multidisciplinar: dois médicos especialistas, três enfermeiras, assistente social, três biólogas, biomédica, além de auxiliares e técnicos em enfermagem e laboratório, auxiliares de serviços gerais e recepcionistas.
Os requisitos básicos para doação são:
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos (menores de 18 anos só podem doar mediante o consentimento formal dos responsáveis);
- Pesar no mínimo 50kg;
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
- Estar alimentado e bem hidratado (evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação);
- Apresentar documento original com foto recente, emitido por órgão oficial.
Fonte: Secom Macaé