Uma das inovações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2024 foi criação da Agenda IBGE, um canal informativo que dá visibilidade às atividades programadas nas áreas da instituição, ampliando a transparência e comunicação com o governo e a sociedade.
Lançada em 29 de janeiro deste ano, a Agenda IBGE está disponível no portal do Instituto na Internet para acesso público. Desde então, vem sendo divulgada todas as segundas-feiras, às 9h, contemplando o calendário da semana vigente, informando sobre divulgações de pesquisas, reuniões internas e externas, transmissões online, ações e eventos.
A Coordenação de Experiência e Serviços On-line (CDDI/CEON) é responsável pela infraestrutura do ambiente da Agenda e pela sua publicação semanal. O coordenador da CEON, Leandro Albertini, explica que “de maneira descentralizada e colaborativa, servidores de cada unidade do IBGE cadastram semanalmente centenas de reuniões e eventos diretamente pelo sistema que hospeda a intranet do Instituto. Essa abordagem foi adotada para facilitar a adesão ao processo, considerando que o uso dessa estrutura tecnológica já fazia parte da rotina destes servidores”.
Leandro ressalta que “o desafio foi disponibilizar uma ferramenta com boa usabilidade, capaz de contemplar a diversidade de atividades do IBGE de forma macro e organizada, mas ao mesmo tempo detalhada”. E conclui: “essas informações são então automaticamente consolidadas em um documento com design leve e de estrutura simples, para que possamos cada vez mais facilitar o acesso da sociedade às atividades do IBGE”.
Com a iniciativa, o Instituto cria um canal com os Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, autoridades e gestores públicos, além de dar acesso à sociedade ao trabalho do IBGE no Brasil e no exterior. Aproxima o IBGE como grande produtor de informação e conhecimento.
O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, destaca que “agora que estamos nos aproximando do final deste ano de 2024, nós fizemos os cálculos e o levantamento demonstrou que o IBGE chegou a mais de 22 mil eventos realizados através das Superintendências, das Diretorias e da Presidência do IBGE. Um marco fundamental mostrando como este ano de 2024 foi extremamente positivo pelo trabalho sério, consistente e responsável realizado por todos os colegas do IBGE”.
Entre os indicadores apurados, está o total de 22.687 eventos cadastrados na Agenda IBGE, no período de 29/01 a 15/12/2024, sendo 17.814 pelas Superintendências Estaduais e 4.783 pelas Diretorias e Presidência do Instituto, o que significa uma média de 493 eventos cadastrados por Agenda.
Acesse aqui o relatório de indicadores completo da Agenda IBGE.
Assista, a seguir, ao vídeo do presidente do IBGE, Marcio Pochmann, sobre representatividade da produção do IBGE ao longo de 2024.