19.6 C
Distrito Federal
segunda-feira, novembro 25, 2024

Endereçamento urbano do DF é reforçado com investimento de R$ 32,3 milhões

Empresa contratada pelo DER vai substituir placas de endereço de todas as regiões administrativas para garantir mobilidade e segurança à população. Até o momento, mais de 9 mil sinalizações já foram renovadas

As placas de endereçamento, que indicam ruas, avenidas e bairros, são essenciais para a mobilidade de pedestres e motoristas. Ciente disso, o Governo do Distrito Federal (GDF) investe cerca de R$ 32,3 milhões na substituição e manutenção das sinalizações em todas as 35 regiões administrativas (RAs). A ação é coordenada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), por meio de contrato com a empresa Sinales, responsável pelo mapeamento, fabricação e fixação das placas.

O contrato teve início neste ano e, até o momento, resultou na instalação de mais de 9 mil placas. Foram gerados cerca de 140 empregos diretos e indiretos. Quatro cidades já estão com a sinalização totalmente renovada: Guará, que ganhou 2.100 novas placas, Núcleo Bandeirante, onde foram renovadas 1.500 sinalizações, e Candangolândia e Água Quente, com substituição de 450 e 100 placas, respectivamente.

O serviço segue em andamento em Sobradinho II, São Sebastião, Gama, Paranoá, Santa Maria, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Samambaia, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e Estrutural. E em dezembro será iniciada a ação em mais cinco cidades: Sobradinho, Planaltina, Brazlândia, Itapoã e Riacho Fundo II. A expectativa é que, até o final do ano, tenham sido fixadas aproximadamente 20 mil novas sinalizações. As demais RAs serão contempladas em 2025.

“Esse contrato não é simplesmente uma execução de placas de endereçamento, mas um sistema que controla onde há necessidade de instalação e reposição”, salientou o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur. “Além de modernizar a sinalização da cidade, estamos promovendo dignidade para o cidadão, que precisa ter o seu endereço conhecido para facilidade de todos, incluindo o serviço público, como ambulâncias e viaturas policiais.”

O serviço segue em andamento em Sobradinho II, São Sebastião, Gama, Paranoá, Santa Maria, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Samambaia, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e Estrutural

Impulso

O diretor de Produção Industrial e Sinalização do DER-DF, Jefferson Oliveira, explica que o contrato permite que a renovação das placas seja feita em larga escala e de modo mais ágil. “Antes do contrato, quem fazia a instalação e fabricação das placas era o DER, como obra direta, desde a parte de serralheria, pintura e montagem, em uma fábrica própria. No entanto, não conseguíamos atender a todo o DF da maneira ideal, diferentemente do contrato com a empresa terceirizada, que tem maior poder de alcance e consegue avançar em diversas cidades ao mesmo tempo”, esclarece.

Exemplo disto é que de 2019 até o primeiro semestre de 2024, as equipes do DER-DF instalaram 14.450 novas placas em diversas regiões. No primeiro ano da gestão Ibaneis Rocha, foram fixadas 1.650 sinalizações, enquanto no ano passado o número quase triplicou, passando para 4.066 novos aparatos. Por outro lado, desde que iniciaram as operações, no segundo semestre deste ano, as equipes da Sinales superaram 9 mil placas fixadas.

Por meio do contrato, a empresa faz o levantamento dos pontos que requerem nova sinalização e, após aprovação do DER-DF, fabrica as sinalizações conforme as especificações do órgão. No Guará, por exemplo, as sinalizações próximas às áreas residenciais têm layout azul e maior dimensão em relação às placas antigas, e indicam a quadra, o conjunto e se o lote é par ou ímpar. A fábrica do DER-DF segue em funcionamento, atendendo demandas registradas na Ouvidoria por moradores e administrações regionais.

“Estudamos a legibilidade da placa, acessibilidade e estrutura, principalmente em relação ao sistema viário, para não colocar a placa em local que possa causar um acidente ou não seja útil à população”, salienta o diretor. “Começamos por cidades que tinham pouca ou nenhuma sinalização e, em breve, estaremos nas cidades com maior número de placas, em que será feita também manutenção e limpeza das sinalizações, além da substituição daquelas com placas ilegíveis ou danificadas.”

Participe

O serviço de instalação de placas de endereçamento pode ser solicitado pela população via Ouvidoria, no site do Participa DF. É possível ainda requerer outros serviços, como poda de árvores, recapeamento, recolhimento de inservíveis e também registrar elogios, reclamações e questionamentos.

 

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias