As aves, de uma das espécies mais ameaçadas da América do Sul, vieram ao mundo em 4 de outubro, Dia dos Animais
O público do Zoológico de Brasília já pode conhecer os sete filhotes de ema que nasceram na instituição. As aves de uma das espécies mais ameaçadas da América do Sul nasceram em 4 de outubro, Dia dos Animais, e se encontram sob o cuidado intenso do pai e da equipe de manejo do Zoo.
“Cada um desses filhotes é uma vitória e um motivo de celebração para a nossa equipe e para todos que se preocupam com a conservação ambiental. Além de ser uma oportunidade incrível para os visitantes verem as aves”, comenta o diretor-presidente do Zoológico, Wallison Couto.
A ema (Rhea americana), que é a maior e mais pesada ave do Brasil, pode atingir até 1,80 m de altura e pesar 34 kg. Conhecida pela incrível velocidade, de até 60 km/h, é uma espécie exótica e de grande importância ecológica, mas que enfrenta sérios desafios de sobrevivência devido à destruição do seu habitat e à caça. Com o nascimento dos filhotes, o Zoológico de Brasília busca contribuir para a preservação da espécie, cuja presença na natureza está cada vez mais restrita e ameaçada.
Os recém-nascidos, ainda pequenos e frágeis, estão sendo cuidados pelo pai, que, na espécie, assume o papel de protetor e cuidador dos filhotes. No zoológico, a equipe garante que o recinto seja ideal para o desenvolvimento deles, com supervisão frequente e suporte especializado. Segundo os responsáveis pelo manejo, esse acompanhamento minucioso é essencial nos primeiros meses de vida, quando as aves são mais vulneráveis.
*Com informações do Zoológico de Brasília