João Victor Melo supera limites para levar a prata nos 100 e o bronze nos 400 metros rasos nos JUBs 2024
Um acidente de trânsito, há 15 anos, poderia ter colocado fim aos sonhos do ainda menino João Victor Melo. Ele e a avó foram atropelados em frente a um shopping em Anápolis, Goiás. Ambos sobreviveram, mas, desde então, ele encara uma condição neurológica que afeta a coordenação e o controle muscular. A limitação, entretanto, não impediu que ele ingressasse na Universidade de Brasília e conquistasse duas medalhas no atletismo paradesportivo dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).
Os feitos do estudante de Engenharia de Produção de 19 anos vieram já no primeiro dia de competição, com a prata nos 100m rasos e com o bronze nos 400m da mesma prova. Essa é a primeira participação dele em JUBs. “Foi uma imensa alegria para mim”, diz ele, que treina há três anos. “Essas provas representam para mim mais do que apenas uma disputa. São uma forma de demonstrar meu amor, minha determinação e dedicação para o atletismo.”
João Victor também demonstra satisfação por vestir as cores da Universidade. “Representar a UnB é uma honra, pois tenho a chance de mostrar que a Universidade valoriza e apoia o paradesporto. Além disso, é uma forma de incentivar outros atletas a acreditarem no próprio potencial e a se envolverem no esporte”, diz. Único atleta paradesportivo da instituição nos jogos, ele explica que sua condição neurológica causa uma assimetria muscular. Um dos lados é mais forte que o outro, o que afeta o equilíbrio corporal.
“Acredito que meu exemplo pode inspirar e abrir espaço para outros atletas se juntarem ao paradesporto na UnB. Mostra que é possível competir em alto nível, não importa o problema que você tenha ou a dificuldade ou deficiência”, afirma. “Espero que minha participação inspire outras pessoas com deficiência a se envolverem no esporte, mostrando que com dedicação, paixão e apoio, podemos alcançar grandes conquistas”, completa.
As vitórias individuais de João Victor têm suporte coletivo e ele faz questão de enfatizar isso. Ele é só gratidão à equipe do Centro Olímpico de São Sebastião, onde treina, e aos companheiros de atletismo. “O apoio e a ajuda de cada um de vocês foram fundamentais para que eu chegasse até aqui”, diz. “Sou extremamente grato por todos vocês e levo comigo cada gesto de apoio e amizade que fizeram toda a diferença na minha jornada. Obrigado, de coração.”
O esporte e a sociedade é que agradecem, João. De coração.
Acompanhe a cobertura da participação da UnB nos JUBs 2024 pelos canais da Secretaria de Comunicação e pela UnBTV. Confira o calendário dos jogos.
Fonte: Secom UnB