Christian Horner, chefe da Red Bull, afirmou que Max Verstappen é de “dois a três segundos mais rápido” que seus rivais na primeira volta de cada fim de semana de corrida.
O holandês conquistou seu terceiro título mundial consecutivo na temporada passada com um recorde de 17 vitórias, um ano depois de quebrar o mesmo recorde com 15 vitórias.
O ritmo imediato de Verstappen em um fim de semana de GP tem sido particularmente impressionante, já que ele costuma alcançar o topo da tabela de tempos com o composto mais duro, enquanto outros pilotos apenas se adaptam às condições.
Falando sobre seu piloto no podcast Secrets of Sucess, Horner explicou: “Como pessoa, Max é apenas um jovem muito doce de 26 anos apaixonado por corridas e que não se sente muito confortável com a fama e notoriedade que possui”.
“Ele só quer fazer seu trabalho, é muito honesto e direto. Ele gosta de jogar FIFA em seu PlayStation quando não está em um carro de corrida. Fora do carro, ele é um cara gentil”.
“Quando está no carro, ele é implacável. Nunca conheci um piloto tão motivado quanto Max assim que entra no carro. Você sabe que vai ter 110% dele e ele espera isso de volta da equipe”.
“Assim que iniciamos um fim de semana de corrida, naquela primeira volta, que na verdade não significa nada, Max é o piloto mais veloz – geralmente de dois a três segundos mais rápido que os demais”.
“Ouso apostar minha casa nisso. Para ele, esta é uma forma de mostrar que está no auge de suas habilidades, que ele e seu carro são uma coisa só”.
“Max tem a confiança, o talento, o sentimento e a técnica para fazer isso, ser capaz de se adaptar tão rapidamente”.
“Ele chegou bem cedo à Fórmula 1, sem nenhum treinamento nas categorias de base. Ele teve esse treinamento em público na arena da F1 , onde tudo que você faz é estudado detalhadamente por todos”.
“Sua resistência mental, aquela força mental nos momentos importantes, seja uma classificação, ultrapassagens ou volta de saída, é onde ele brilha. Ainda não vi um piloto que suporte tão bem a pressão quanto Verstappen quando há tanto em jogo.”