O tempo médio para a concessão dos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) atingiu 50 dias, segundo o Boletim Estatístico da Previdência Social de dezembro. Contudo, a fila de requerimentos em análise ainda é expressiva, alcançando 1,5 milhão no mesmo mês. Para evitar atrasos ao solicitar a aposentadoria ou outros benefícios, é fundamental que o trabalhador mantenha seus dados atualizados no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), que registra todos os vínculos, remunerações e contribuições previdenciárias.
Se houver informações de contribuições faltantes ou incorretas, existem duas maneiras de regularizar o documento. O trabalhador pode solicitar o ajuste do CNIS ligando para a Central do INSS no telefone 135 ou comparecendo diretamente a uma agência do INSS. Após a solicitação de correção pela central, o servidor abrirá uma tarefa que pode ser acompanhada pelo aplicativo “Meu INSS”. Além disso, se o INSS solicitar mais documentos, o trabalhador poderá anexá-los através do sistema ou diretamente na agência.
Para verificar se a empresa está realmente efetuando os recolhimentos para o INSS, é recomendado consultar o aplicativo “Meu INSS” e baixar o documento CNIS, onde constarão todas as contribuições do segurado mensalmente, tanto pelos empregadores quanto pelo próprio segurado em caso de recolhimento facultativo ou contribuinte individual.
O INSS também orienta o trabalhador a ligar para a central 135 e solicitar o serviço “Atualizar Vínculos e Remunerações e Código de Pagamento”, conforme diretrizes da diretoria de tecnologia da informação do instituto. Para acessar o extrato CNIS, o trabalhador pode seguir os seguintes passos:
Acesse o site ou aplicativo “Meu INSS”;
Faça login utilizando a senha e usuário do gov.br;
Clique em “Do que você precisa?” e escreva “extrato de contribuição”;
Selecione a opção para baixar o PDF.
Para atualizações ou dúvidas adicionais, o trabalhador pode entrar em contato com a central de atendimento do INSS pelo telefone 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).