Yuki Tsunoda tomou uma punição de cinco segundos após uma liberação insegura de sua garagem na preparação para o GP da Arábia Saudita.
O japonês saiu da garagem na frente de Lando Norris, da McLaren, forçando o britânico a frear forte para evitar uma batida.
Apesar do incidente ter ocorrido antes da corrida, os comissários ainda optaram por impor uma penalização.
“Os comissários analisaram o vídeo, o rádio, as evidências de vídeo onboard, ouviram os pilotos e representantes das equipes dos carros 22 e 4 e determinaram que o 22 foi liberado de maneira insegura da garagem durante a volta de reconhecimento no caminho do carro 4, que precisou tomar medidas evasivas para evitar uma colisão”.
“O piloto do carro 22 admitiu que não viu o número 1 de sua equipe sinalizando para não sair, pois sua atenção estava voltada para tirar o carro da garagem. Ele pediu desculpas por seu descuido”.
“Uma liberação insegura durante a corrida (que incluiria a volta de reconhecimento) normalmente acarretaria uma punição de cinco segundos, que foi o que impusemos”.
“Além disso, para uma infração desta natureza, seria apropriado atribuir 1 ponto de penalização. Considerando que isso ocorreu durante a volta de reconhecimento e não na corrida em si, decidimos não impor o ponto”.