O Atlético-MG anunciou a contratação do jovem atacante Brahian Palacios, juntamente do Atlético Nacional. O jogador de 21 anos se tornou o sétimo jogador colombiano vestir a camisa preta e branca na história do clube.
Antes dele, o Galo teve seis jogadores colombianos em seu elenco, e o primeiro deles foi o meia Alexander Escobar, que veio do América de Cáli, onde era considerado ídolo após 13 anos de serviços prestados. Ele chegou a Belo Horizonte em 1996, mas sua passagem foi breve, com apenas sete jogos disputados e nenhum gol marcado.
Em 2000, o Atlético-MG novamente contou com um jogador colombiano: o volante Gustavo Del Toro, que marcou um gol em sete jogos pelo clube. Em 2009, o Alvinegro contratou Wason Rentería, com grandes expectativas, mas o atacante não conseguiu corresponder às expectativas da torcida, marcando apenas uma vez em 16 partidas disputadas.
Mais uma vez com grande expectativa, o Galo, em 2015, trouxe o meia Sherman Cárdenas, que teve apenas um passe para gol em 29 jogos. O colombiano que teve o melhor rendimento no clube foi Yimmi Chará, que chegou em 2018 e foi vendido ao Portland Timbers, dos Estados Unidos, em 2020, após 68 partidas, com dez bolas na rede e dez assistências.
Colombiano mais recente do Atlético-MG
Dylan Borrero, o colombiano mais vitorioso na história do Atlético-MG, ingressou no clube em 2020 e foi transferido para o New England Revolution em 2022. Durante sua passagem por Belo Horizonte, disputou 47 jogos, marcando três gols e fornecendo seis assistências, e teve um papel significativo nas conquistas do título brasileiro, da Copa do Brasil, da Supercopa do Brasil e do tricampeonato estadual.