publicidade
Uma das expositoras do Horto de Plantas Bioativas da Expodireto Cotrijal 2024 é a empreendedora e estudante de química, Juliana Acco, dona da “Flor de Oliva”, empresa que produz cosméticos artesanais a partir de plantas como alecrim e lavanda.
O processo consiste em colocar as plantas aromáticas em um destilador, junto com água, e depois ferver a mistura. Isso gera um hidrolato (água), e um óleo essencial, que é usado por Juliana na produção de cosméticos. Depois de outros processos específicos de empresa, saem produtos de Skincare e hidratantes, assim como opções de higiene pessoal como shampoos e condicionadores. Os produtos podem ser encontrados na internet ou em feiras.
Ela conta que começou a pesquisar o assunto porque seu filho sofria com doenças de pele e que, no início, adquiria a matéria prima de terceiros; mas que investiu em um destilador para produzir a própria matéria prima. “Eu tenho parceria com produtores locais que plantam alecrim, lavanda e uma série de outras plantas. Eles me fornecem a planta, eu faço a destilação e uso esse produto como matéria-prima para os cosméticos”, conta Juliana.
A parceria com a Emater, segundo ela, surgiu de uma ajuda prestada por ela para a empresa, para a destilação de lavanda para uma pesquisa que estava sendo realizada. Depois da ajuda, criou-se um vínculo e ela foi posteriormente convidada a expor no espaço na Expodireto.
O Horto de Plantas Bioativas da Expodireto Cotrijal 2024
A Emater trouxe como destaque para o Horto, um espaço focado na cadeia produtiva das plantas aromáticas. Neste espaço, era notável a presença constante de público interessado em conhecer os benefícios e possíveis usos de produtos produzidos a partir destas variedades de plantas.
O espaço, que sempre costuma ser um dos mais visitados da feira, também oferece oficinas diárias, uma estufa geodésica, além de outras programações.