“Foi a primeira vez que a Polícia Militar demandou do Judiciário uma formação sobre práticas restaurativas nas escolas. Foi muito importante levarmos esse olhar não punitivista para o conflito escolar”, destacou a juíza Vanessa Cavalieri, titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital e coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Justiça Restaurativa do TJRJ.
A juíza participou do evento que marcou os dois anos de atuação da Patrulha Escolar e de Proteção à Criança e ao Adolescente da Secretaria de Estado de Polícia Militar, no Quartel General da PM do Rio, na última terça-feira (27/02), e teve a oportunidade de explicar as práticas restaurativas para os policiais que atuam nas escolas.
Vanessa Cavalieri falou sobre o “Protocolo Eu te vejo”, uma iniciativa da Vara da Infância e Juventude e do CEJUSC de Justiça Restaurativa, que busca conscientizar as escolas, famílias e o sistema de Justiça sobre as causas da violência escolar, além de apontar estratégias para combater essa situação e transformar as relações dentro das escolas, com o objetivo de tornar o ambiente mais respeitoso, acolhedor e inclusivo.
Ao final do encontro, a juíza recebeu o certificado “Amigo da Patrulha Escolar”, assinado pelo Secretário de Estado da Polícia Militar, Cel PM Luiz Henrique Marinho Pires.
Fonte: TJ-RJ