Com uma grande atuação dos irmãos Iñaki e Niko Williams, o Athletic venceu o Atlético de Madrid, por 3 a 0, no San Mamés, e se garantiu na decisão da Copa do Rei.
Os bascos, que já haviam vencido na capital, agora terão pela frente na decisão o Mallorca, que derrubou na outra semifinal, nos pênaltis, a rival do País Basco Real Sociedad.
Família Williams decide
O brasileiro Samuel Lino seguiu sendo uma das válvulas de escape do time de Diego Simeone. Aos cinco minutos, no primeiro ataque contundente, Lino apareceu na área para completar lançamento de primeira, mas Agirrezabala fez a defesa sem dificuldade.
O Atlético tentava correr atrás do prejuízo, e jogava mais adiantado. O Athletic aproveitou e foi fatal em uma transição rápida. Nico Williams avançou pela canhota, se livrou de Molina e cruzou do outro lado para seu irmão, Iñaki, que pegou bonito: um chute plástico, e sem chance de defesa para Oblak.
A dupla voltou a aparecer minutos depois. Dessa vez, foi Iñaki quem colocou Niko em zona de finalização na área. O chute foi no cantinho, e passou raspando a trave de Oblak.
Ninguém conseguiu parar a família Williams. Já aos 41 minutos, Iñaki fez grande jogada pela direita e mandou na pequena área para Niko. Bastou um toque para Niko aproveitar o presente do irmão e mandar para a rede.
Atleti não tem chance
Niko seguiu endiabrado no segundo tempo. Logo em um dos primeiros ataques, avançou em velocidade pela canhota, seguiu até a área e deixou Sancet livre para finalizar. Mas o arremate foi por cima do alvo.
O Atleti parecia entregue. E acabou atropelado. De Marcos cruzou da direita e Sancet tentou o primeiro arremate. Oblak deu rebote, e Guruzeta, na sobra, empurrou para dentro. 3 a 0, e um pé e meio na decisão.
Nos minutos finais, os Colchoneros ainda criaram boas chances de marcar. Agirrezabala apareceu com protagonismo e fez pelo menos duas defesas difíceis. Com muitos méritos, os bascos avançam para a final.