Após ser finalista do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora – XII Edição, categoria Compras Governamentais, por meio do Cartão Educa Mais, que atende aos programas Auxílio Material Didático e Auxílio Uniforme Escolar, a administração municipal avançou em mais uma etapa no caminho à premiação. Nesta quarta-feira (28), técnicos da instituição que organiza o prêmio foram conhecer de perto toda transformação que o projeto fez no comércio e na vida dos estudantes. A iniciativa, que está no seu segundo ano consecutivo, beneficiou, entre maio e novembro de 2023, 82 comércios credenciados, possibilitando a circulação de recursos públicos de aproximadamente R$ 27 milhões, além de 40 mil alunos da rede pública municipal de ensino, distribuídos em 29.160 famílias.
A auditoria, que teve o objetivo de verificar as políticas públicas apresentadas no projeto que concorre ao prêmio, começou na sede da Secretaria Municipal de Educação e, em seguida, os técnicos do Sebrae foram recebidos pelo prefeito Welberth Rezende, por secretários municipais envolvidos diretamente com a ação, e representantes de instituições empresariais que apoiam a iniciativa. A avaliação terminou com visita aos comércios cadastrados. Em 2024, já são 207 estabelecimentos que aderiram ao Cartão Educa Mais.
A proposta do governo municipal é incentivar o empreendedorismo, inclusão e inovação, fortalecendo o comércio local e, ainda, promover o acesso de pais e alunos na escolha de materiais e uniformes escolares nos estabelecimentos participantes.
“A inovação na compra governamental não contribuiu somente com o desenvolvimento econômico, proporcionou autonomia às famílias que puderam entrar em uma loja pela primeira vez e escolherem os produtos para seus filhos. Essa descentralização foi uma inovação na compra governamental, pois conseguimos colocar recursos públicos diretamente no comércio local. A cidade vive um momento positivo na economia, sendo destaque em diversos índices, e esta é mais uma política pública que veio para ficar”, frisou Welberth.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Leandra Lopes, o Educa Mais Macaé reduziu a logística de armazenamento e distribuição dos insumos escolares e, também, promoveu a inclusão. “Somos uma rede com 107 escolas e o desafio para implantar essa operação é gratificante quando percebemos o brilho nos olhos de cada aluno ou a felicidade em mostrar seu tênis novo, por exemplo. Além disso, priorizamos empresas de Macaé com CNPJ há pelo menos seis meses na cidade.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Viana, falou sobre a importância da integração entre governo, empresas e instituições. “As políticas públicas da administração municipal buscam favorecer, cada vez mais, o ambiente de negócios e, com isso, fomentar a economia, empregos e renda. Diversos comércios tiveram que dobrar seu quadro de funcionários com o aumento das suas vendas”, ressaltou Rodrigo.
O Prêmio
O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora é uma iniciativa que visa reconhecer as práticas bem sucedidas das prefeituras que contribuem para a criação e/ou aprimoramento de um ambiente de negócios favorável para o crescimento e consolidação das micro e pequenas empresas e no desenvolvimento social e territorial dos municípios.
O coordenador regional do Sebrae, Guilherme Reche, destacou que o resultado do prêmio será divulgado no dia 26 de março, em cerimônia no Rio de Janeiro, e Macaé é finalista juntamente com a cidade de Teresópolis, na categoria Compra Governamental. “A gestão municipal usou a sua capacidade do poder de compra a favor da economia local, contribuindo com o ambiente de negócios. O Sebrae trabalha para favorecer essa rede e valorizar o que está dando certo”, disse Reche.
O consultor do Sebrae e avaliador, Sérgio Paiva, informou que o prêmio recebeu a inscrição de 73 projetos. “Desse total, 66 foram habilitados e temos 30 finalistas em diversas categorias, com a participação de 24 municípios do Estado do Rio de Janeiro. Os ganhadores irão participar da etapa nacional”, acrescentou.
O encontro contou, também, com a participação do coordenador do Escritório de Gestão, Indicadores e Metas (Egim), Romulo Campos, da chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mariana Previtali, do presidente da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), Frederico Barreto, do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Luís Henrique Fragoso, e seu vice-presidente, Alexandre Santos, do presidente dos Sindicatos do Comércio Varejista (Sincomercio) de Macaé, Max Lamoglia.