A Premier League anunciou, nesta segunda-feira (26), a revisão da sanção imposta ao Everton por ferir as Regras de Lucratividade e Sustentabilidade (PSRs) impostas pela entidade. Desta forma, a punição ao clube, com a perda de dez pontos, foi reduzida para seis.
“O Everton recorreu da sanção que lhe foi imposta com base em nove fundamentos, cada um dos quais relacionado com a sanção e não com o facto da violação, que o clube admitiu. Dois desses nove fundamentos foram acolhidos pela Câmara de Recurso, que substituiu a dedução original de 10 pontos por seis. Esta sanção revista tem efeito imediato e a tabela da Premier League será atualizada hoje para refletir isso”, diz o comunicado.
Com essa decisão, o Everton respirou na classificação do Campeonato Inglês. Com 25 pontos ao invés dos 21 que possuíam, os Toffees saltaram do 17º para o 15º lugar. Mais do que isso, a distância para o primeiro clube na zona de rebaixamento, o Luton Town, saltou de um para cinco pontos.
Recentemente vendido para o 777 Partners, mesmo dono da SAF do Vasco, o Everton passa por processo de reformulação tanto dentro, quanto fora dos gramados. Na temporada passada, o clube escapou da degola apenas na última rodada da Premier League.