A freguesia imposta pelo Palmeiras ao Corinthians ficou ainda mais evidente após o empate em 2 a 2 entre os times no último domingo (18). Com o resultado, o Verdão estabeleceu a maior marca em clássicos estaduais entre as principais equipes do futebol brasileiro.
Nos últimos 15 Dérbis disputados entre os arquirrivais, o Alviverde perdeu apenas um. O único revés aconteceu em 2021, quando os donos da casa venceram por 2 a 1, em Itaquera, pelo Brasileirão. Nesse recorte do confronto, são sete vitórias alviverdes e sete empates.
Levando em conta os clássicos envolvendo os quatro grandes paulistas, os quatro cariocas, os dois mineiros e os dois gaúchos, o domínio do Palestra sobre o rival é o maior. Até mesmo o Santos, que é um freguês histórico do Maior Campeão do Brasil e passa pelo seu pior momento conseguiu um triunfo a mais em clássico.
O Verde, aliás, leva a melhor sobre todos os rivais estaduais, com um aproveitamento geral de 63%. Quem mais incomodou nos últimos 15 duelos foi o São Paulo, com cinco vitórias. Entretanto, os sete resultados positivos dão vantagem ao lado palmeirense do Choque-Rei.
Palmeiras perdeu a chance de atropelar o Corinthians
O placar do último Dérbi, definitivamente não refletiu o que aconteceu em campo. Soberano durante a maior parte do confronto, o Verdão não aproveitou as chances que teve para golear o rival e acabou sendo penalizado no final do clássico.
Os comandados de Abel Ferreira perderam a chance de aplicar uma vitória acachapante sobre a equipe corintiana e de quebra deram uma sobrevida ao Alvinegro no Paulistão. As equipes vão se enfrentar mais duas vezes em 2024, pelo Brasileirão, e podem se encontrar no mata-mata do Estadual e na Copa do Brasil.