Valtteri Bottas está sendo criticado na Finlândia por seu apoio discreto a um produto de nicotina.
O finlandês abandonou sua imagem limpa quando deixou a Mercedes, agora ostentando um bigode e com presença ativa e inovadora nas redes sociais, além de múltiplos interesses comerciais.
Um de seus mais recentes acordos comerciais parece ser com a empresa polonesa de nicotina Luna Corporate.
Apesar do nome real de Bottas não aparecer na marca “77 Pouches”, uma silhueta nítida de seu rosto na linha de produtos é óbvia.
“Bottas não confirmou que concordou em ser o rosto publicitário da 77”, esclareceu o jornal finlandês Ilta Sanomat. “Seu empresário não respondeu aos pedidos de comentários nos últimos dias”.
Entretanto, o jornal Iltalehti informa que o teor de nicotina do produto mais forte da 77 é de 20 gramas – uma quantidade proibida pela legislação finlandesa.
“É lamentável que Valtteri Bottas anuncie conscientemente um produto nocivo e altamente viciante”, declarou a ASH, organização nacional finlandesa de especialistas em saúde pública e política do tabaco.
O Iltalehti afirma que conseguiu entrar em contato com o diretor de patrocínio de Bottas, Ville Ahtiainen, que negou qualquer conhecimento da parceria do piloto com a 77 Pouches.
“Ahtiainen prometeu investigar o assunto, mas não respondeu aos pedidos de contato subsequentes”, acrescentou o jornal.
O relato também afirma que Bottas pôde ser visto com uma lata circular de nicotina em seu bolso em uma postagem no Instagram no final do ano passado.