21.6 C
Distrito Federal
quarta-feira, novembro 27, 2024

São Caetano do Sul inicia reforma do Módulo 1 do Terminal Rodoviário

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, assinou na sexta-feira (16/2) a ordem de serviço para o início das obras de requalificação do Módulo 1 do Terminal Rodoviário Nicolau Delic e das ruas do entorno, no Centro. As intervenções têm como objetivo ampliar o conforto dos passageiros e de todos que trafegam pelo local, proporcionando mais segurança, higiene e luminosidade.

O Módulo 1 é destinado ao embarque e desembarque de passageiros das linhas municipais, e as obras visam melhorar as condições de uso. Paralelamente, a Prefeitura já está impermeabilizando o nível superior do Módulo 2, com previsão de conclusão até maio, e preparando a licitação para a requalificação do térreo, onde operam as linhas intermunicipais.

Além disso, haverá intervenções na passagem de nível que liga o terminal de ônibus à Estação São Caetano da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), incluindo a proposta de concessão da área à iniciativa privada. O investimento total nas obras do Módulo 1 e no entorno é de R$ 19,4 milhões, sendo 80% provenientes de operação de crédito junto à CAF (Corporação Andina de Fomento) e 20% de recursos próprios.

O prazo de entrega é estimado em 12 meses, com os recursos já disponibilizados. Uma característica sustentável do projeto é a instalação de placas de energia fotovoltaica em toda a cobertura do Terminal, reforçando o compromisso da Prefeitura com a busca por uma cidade cada vez mais sustentável.

Os serviços incluem a recuperação de diversas patologias na estrutura do terminal, como infiltrações e oxidação de armaduras, bem como a substituição de equipamentos danificados para garantir a segurança dos usuários. As obras de requalificação urbana do entorno, abrangendo ruas como Serafim Constantino, Conde Francisco Matarazzo, Samuel Klein e Manoel Coelho, têm como objetivo melhorar a segurança viária, criando barreiras físicas para direcionamento dos fluxos e evitando pontos de conflitos entre motoristas e pedestres.

O Programa Novo Centro, do qual essas intervenções fazem parte, visa revitalizar a região central da cidade. Outras realizações do programa incluem a requalificação urbana da Praça Cardeal Arcoverde e da Rua Santa Catarina (já entregues) e o Novo Viaduto Independência (em obras). Essas iniciativas integram o Programa Avança São Caetano, considerado o maior programa de obras da história da cidade, com mais de R$ 713 milhões investidos em mais de 90 intervenções.

Fonte: R7 – São Paulo

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias