27.6 C
Distrito Federal
domingo, novembro 24, 2024

Veja quais são as 22 cidades mineiras que devem receber a vacina da dengue primeiro

Ministério da Saúde definiu critérios para distribuição
Giovanna Inoue/R7 Brasília

O Governo de Minas Gerais espera começar a receber em março deste ano as primeiras doses da vacina contra a dengue para o SUS (Sistema Único de Saúde). Devido à falta do medicamento, o Ministério da Saúde elencou cidades prioritárias. No território mineiro, 22 dos 853 municípios estão na lista. Veja quais são eles:

1 – Coronel Fabriciano;

2 – Timóteo;

3 – Pingo-d’Água;

4 – Antônio Dias;

5 – Marliéria;

6 – Santa Maria de Itabira;

7 – Jaguaraçu;

8 – Dionísio;

9 – Córrego Novo;

10 – Belo Horizonte;

11 – Ribeirão das Neves;

12 – Sabará;

13 – Santa Luzia;

14 – Nova Lima;

15 – Caeté;

16 – Rio Acima;

17 – Jaboticatubas;

18 – Raposos;

19 – Belo Vale;

20 – Moeda;

21 – Nova União;

22 – Taquaraçu de Minas.

“As regiões de saúde selecionadas atendem a três critérios: possuem pelo menos um município de grande porte, ou seja, com mais de 100 mil habitantes, com alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024, e com maior predominância do sorotipo DENV-2”, detalhou a SES-MG (Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais) sobre os critérios definidos pelo Ministério da Saúde.

Leia também

Prefeitura de BH planeja abrir hospitais temporários para atender pacientes com dengue

Brasil registra 113 mortes por dengue e ultrapassa os 653 mil casos prováveis

Vacina contra dengue: entenda por que idosos precisam de receita

Segundo a SES-MG, as primeiras doses enviadas ao estado devem ser direcionadas às crianças com 10 e 11 anos. A quantidade, no entanto, ainda não foi anunciada pelo poder público. Atualmente, apenas laboratórios particulares e drogarias vendem o medicamento em Minas Gerais.

Ao todo, 521 das 5.568 cidades brasileiras estão na lista prioritária do Ministério da Saúde para receber o imunizante.

“O lote inicial, com 712 mil doses, contemplou 315 municípios do DF, GO, BA, AC, PB, RN, MS, AM, SP e MA. Com isso, neste primeiro envio, considerando o quantitativo de vacinas disponível, o Ministério da Saúde atendeu 60% dos 521 municípios selecionados”, informou o órgão federal.

“Conforme a entrega de novas remessas por parte do laboratório fabricante, a previsão é que todos os 521 municípios recebam doses para a vacinação da faixa etária de 10 a 11 anos até a primeira quinzena de março. Com o recebimento das 6,5 milhões de doses disponíveis pelo laboratório em 2024, o Ministério da Saúde garantirá a vacinação de todo o público-alvo , de 10 a 14 anos, nos municípios selecionados, ao longo dos próximos meses, de forma progressiva”, completou. Fonte: R7 – Minas Gerais

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias