O único carro de Fórmula 1 de 2024 que ainda não viu a luz do dia ou entrou na pista até agora é o da Williams.
O carro que foi “lançado” no início deste mês na verdade era o modelo do ano passado com a nova pintura de 2024, enquanto James Vowles, chefe da equipe, admite ter cancelado um shakedown planejado para o FW46.
“O que estamos fazendo com o carro é levar tudo ao limite”, disse Vowles.
“A tecnologia do chassi é diferente, algumas das outras tecnologias são bem diferentes do que fizemos antes. Essas mudanças são enormes para uma organização, absolutamente enormes”.
Ele admite que o desafio empurrou a Williams “além de onde queríamos estar” e atrasou a equipe, tendo assumido “um risco enorme” para implementar as grandes mudanças.
“Não há dúvida sobre isso – o carro na situação atual está atrasado – e você verá isso no Bahrain”, acrescentou Vowles.
No entanto, ele negou que a decisão de cancelar o shakedown planejado em Silverstone – tecnicamente um “dia de filmagens” – foi tomada porque o carro simplesmente não está pronto para andar.
“Poderíamos facilmente ter ido para lá, mas eu preferi dedicar o tempo aos testes virtuais e nós faremos o shakedown no Bahrain”.
“Então, um pouco disso é que nos esforçamos ao limite absoluto, eu acredito muito mais em fazer outros testes e depois usar o Bahrain como a oportunidade para começar”.