As matrículas de novos estudantes para as modalidades esportivas ofertadas no Centro Interescolar de Esportes (Cief) podem ser feitas até 29 de março.
O normativo estabelece normas para a oferta, no ano letivo de 2024, de modalidades esportivas no Cief, espaço tradicional no meio esportivo brasiliense. A prioridade no atendimento será para estudantes da rede pública de ensino na faixa etária de 11 a 17 anos e 11 meses de idade, no momento da matrícula. O estudante que completar 18 anos durante o ano letivo poderá permanecer no atendimento até o final do ano.
As vagas remanescentes serão disponibilizadas para estudantes da rede particular, na mesma faixa etária, diretamente na unidade escolar. Serão oferecidas as modalidades de atletismo, basquete, futsal, handebol e voleibol.
No ato da matrícula, devem ser apresentados à unidade escolar o original e a cópia dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento ou Registro Geral (RG) do estudante, CPF do estudante, duas fotografias 3×4, Registro Geral e CPF do responsável legal pela matrícula, comprovante de tipagem sanguínea e fator RH (nos termos da lei distrital nº 4.379), comprovante de matrícula na rede pública ou particular de ensino e comprovante de residência ou declaração, conforme determina a lei distrital nº 4.225.
Turmas
A abertura de turmas se dará com o número mínimo de dez estudantes e máximo de 25 alunos
A formação de turmas será por critério de idade, categoria (masculino, feminino ou mista), horário e modalidades. A abertura de turmas se dará com o número mínimo de dez estudantes e máximo de 25 alunos.
A unidade escolar organizará o cadastro reserva, caso não haja disponibilidade de vaga na modalidade e no horário pretendido pelo estudante. O Cief funciona nos turnos matutino e vespertino, das 7h15 às 12h15 e das 13h30 às 18h30. No Cief, a duração da aula simples será de 50 minutos, e a aula dupla será de 1 hora e 40 minutos.
A oferta do atendimento das turmas será organizada em três ou duas vezes semanais, às segundas, quartas e sextas-feiras ou às terças e quintas-feiras, em regime anual.
O ingresso dos estudantes será sempre em turmas de nível iniciante, podendo os alunos ser reclassificados para as turmas de nível intermediário e avançado a partir da avaliação do professor, a qualquer tempo, independentemente da faixa etária.
O estudante será considerado desligado por abandono quando obtiver um número de faltas consecutivas ou alternadas superior a 25% do total de dias letivos anuais. A qualquer tempo, o responsável pelo estudante poderá comunicar a desistência dele, ficando a vaga disponibilizada para atendimento do cadastro reserva.
*Fonte: Agência Brasília