Auditores da Receita do Distrito Federal apreenderam 12 mil garrafas de conhaque na madrugada desta sexta-feira (16) na BR-020. A ação aconteceu durante fiscalização de rotina, por volta de 1h, quando os agentes identificaram as notas fiscais irregulares em uma carga de um caminhão. No documento, constava que o motorista levava óleo de soja no lugar da bebida alcoólica. O valor das mercadorias chega a quase R$ 500 mil, segundo a Receita.
Também nesta semana, os auditores apreenderam outras 27 mil latas de cerveja sem documentação fiscal. Em ambos os casos, os agentes identificaram declaração falsa no documento em relação à carga que era transportada.
A fiscalização continua até esta segunda-feira (19) em diversas rotas do DF. O coordenador de Fiscalização Tributária, Silvino Nogueira Filho, afirma que esse tipo de fiscalização é fundamental para o combate à sonegação fiscal.
“Essas medidas contribuem para a manutenção de um ambiente de negócio concorrencial saudável, na medida que impede que maus contribuintes, que sonegam o imposto, venham a concorrer de forma desleal com aqueles que cumprem regularmente suas obrigações fiscais para com o DF”, diz.
Segundo a Secretaria de Economia do DF, as receitas tributárias são aplicadas em políticas públicas, como educação, saúde, segurança, mobilidade e programas sociais.