Um cachorro que vagava pelas ruas teve um dia de “princeso” ao receber um banho e tosa no pet shop do proprietário Waldemir Bezutti, localizado em Osasco, São Paulo.
O vira-lata de pelagem branca, encaracolada e comprida, estava muito sujo e cheio de pulgas. Quando Waldemir o viu em frente ao estabelecimento, comoveu-se e decidiu ajudá-lo.
Sem condições de adotá-lo, o homem agiu a favor do pet de outra forma: deixando-o com uma aparência bonita. Com o auxílio de sua funcionária, Waldemir banhou e tosou o fofuxo.
A importância do banho e tosa
Segundo a médica veterinária Kate Mornement, lavar e cuidar de cães de pelo comprido é essencial para manter a pelagem limpa, sem nós e com um odor agradável, além de garantir a saúde da pele. Cães com pelo longo exigem mais atenção e cuidados específicos. Para lavá-los adequadamente:
- Escove o pelo para desembaraçar e remover sujeira e pelos soltos.
- Use água morna em uma banheira ou pia, evitando encher demais para não assustar o cão.
- Molhe suavemente o pelo, começando pela parte traseira, e evite água na cabeça e orelhas.
- Ensaboe com shampoo específico para cães, massageando suavemente, e enxágue completamente.
- Seque com uma toalha ou secador em temperatura baixa, cuidando para não queimar a pele do animal.
Além disso, a manutenção regular inclui escovação para evitar nós e sujeira na pelagem. Use escovas apropriadas para cães de pelo longo e vá com cuidado para não machucar o animal. Verifique e apare as unhas conforme necessário, e se o cão não gostar do processo, introduza-o gradualmente com recompensas e, se necessário, busque ajuda profissional. Se preferir, leve-o a um tosador para cuidados mais completos e especializados.
Dia de “princeso”
O cachorro é arisco, por isso pegá-lo não foi fácil; ele ficou muito bravo quando foi capturado. Mas conforme foi percebendo que aquelas pessoas só queriam o seu bem, ele se acalmou e colaborou em todas as etapas da sua transformação.
A primeira fase foi a tosa; Waldemir até brinca que se o pet tiver dono é capaz do dono não reconhecê-lo.
Apesar da situação crítica dos seus pelos, o vira-lata não tinha dermatite; em compensação, pulgas saltavam dele, por isso, logo após a tosa, Waldemir deu um remédio antipulga para o cachorro.
A segunda fase foi um banho bem gostoso e relaxante. Após, foram aparadas as pontas dos pelos. Então ele foi secado e, para finalizar, ganhou um “banho de perfume” para ficar ainda mais cheiroso.
Com a higiene em dia, era hora de encher a barriguinha. Waldemir colocou um pote de ração para o doguinho comer.
Porém, quando ele viu seus companheiros caninos perambulando na rua, logo foi atrás deles para brincar, recusando a ração.
Waldemir filmou o processo de transformação desse doguinho e compartilhou em seu perfil do TikTok. Muitas internautas reagiram e comentaram o vídeo.
“Deus te abençoe, moço”, comentou uma internauta.
Assista.
Que esse lindinho encontre um lar amoroso e responsável.
Outra transformação
Funcionários de um cemitério notaram movimentos suspeitos durante a noite e avistaram um vulto. No entanto, ao verem uma matilha de cães no local, não se assustaram.
Na manhã seguinte, ao investigarem, encontraram um cão doente, com perda de pelos e ferimentos nas patas. Ligaram para o abrigo de animais Stray Rescue of St. Louis (SRSL) para resgatá-lo.
Após algumas horas de busca, o cão foi encontrado e levado ao veterinário para tratamento.
Posteriormente, foi levado de volta ao cemitério, onde reencontrou seus salvadores, gerando emoção para todos.
Batizado de Kamper, o cão foi adotado por uma família amorosa, deixando para trás sua vida de sofrimento nas ruas.
Veja também este vídeo:
Pets paranormais: Cachorros e gatos que desafiam a ciência