Fernando Alonso está de olho na iminente vaga na Mercedes criada pela saída de Lewis Hamilton. O heptacampeão passará a temporada de 2024 da F1 por lá antes que sua ilustre parceria termine, quando ele se mudar para a Ferrari no próximo ano.
A Ferrari alinhando Hamilton e Charles Leclerc, a McLaren estendendo o contrato de Lando Norris, além da possibilidade de uma Red Bull disponível no próximo ano, também criaram um movimento sísmico no mercado de pilotos.
Alonso, da Aston Martin, assistiu a esses movimentos iniciais com “grande interesse”, relata o site F1-Insider. Ele “já está tentando se posicionar” pensando nas vagas de destaque para 2025.
Seu bem relacionado empresário Flavio Briatore, que o trouxe da Alpine para a Aston Martin no final de 2022, é uma figura chave devido ao seu destaque no paddock. No entanto, o mesmo relato afirma que Alonso “pode ainda não estar na lista de Toto Wolff, mas provavelmente estará muito em breve”.
O chefe da equipe Mercedes foi questionado sobre a substituição de Hamilton por um nome de sucesso como Max Verstappen ou Alonso. Sua resposta à Motorsport-Magazine foi: “Eu não teria pensado que Lewis teria me dito que iria pilotar pela Ferrari no próximo ano. É por isso que eu não descartaria nada na Fórmula 1″.
“Os pilotos tomam decisões sobre se devem ou não participar de uma equipe. Isso depende das circunstâncias. E se em algum momento um piloto disser que não quer mais guiar, não há remédio para isso. É por isso que eu não descartaria nada, nem um em nenhum momento”, comentou Wolff.
“Sempre nos esforçaremos para ter a melhor combinação de pilotos possível em nosso carro e estamos ansiosos por cada uma dessas conversas. Você pode ver quão rapidamente uma situação pode mudar. Ao mesmo tempo, é claro, respeitamos os contratos que existem. Os pilotos sempre vão querer sentar no carro mais rápido”, concluiu.
O contrato de Alonso com a Aston Martin expira no final desta temporada. Aos 42 anos, ele é o piloto mais velho do grid da F1. Mas ele voltou à forma há um ano, ao chegar à Aston Martin, obtendo com seis pódios na primeira metade da temporada.
Alonso também conhece mudanças de alto nível para novas equipes. Depois de seus dois títulos de F1 com a Renault, ele mudou para a McLaren, onde foi o primeiro companheiro de equipe de Hamilton. Mais tarde, ele fez uma mudança de muito dinheiro para a Ferrari, que deu errado, então ele voltou para a McLaren.
Até mesmo sua mudança para a Aston Martin na temporada de 2023 foi uma surpresa quando se descobriu que ele substituiria Sebastian Vettel, que estava se aposentando. Mas ele poderia agora ser o piloto que substituirá Hamilton na Mercedes?