Antes de mais uma temporada de provável domínio da Red Bull, toda a carreira do chefe de longa data da equipe, Christian Horner, está em risco.
“É tudo bobagem”, disse britânico ao jornal Blick ao sair da reunião da Comissão de Fórmula 1 em Londres.
Horner é acusado de comportamento inadequado por uma funcionária da equipe em Milton Keynes, com a Red Bull tendo ordenado uma investigação independente há alguns dias.
Acredita-se que ele esteja sendo acusado de enviar fotos a integrantes da equipe, em meio a rumores de que todo um dossiê de provas foi compilado.
A Auto Bild afirma que os rumores surgiram pela primeira vez no recente evento de esqui em Kitzbuhel, que contou com a presença de chefes rivais Toto Wolff e Zak Brown.
A primeira reportagem da mídia apareceu nas páginas do jornal holandês De Telegraaf, com um porta-voz da Red Bull confirmando que uma investigação estava em andamento.
“Esse processo está sendo realizado por um advogado especializado externo”, disse a empresa de bebidas energéticas. “A empresa leva esses assuntos extremamente a sério”.
Helmut Marko, cuja posição na equipe esteve recentemente em dúvida em meio a rumores de uma luta pelo poder com Horner, declarou ao motorsport-total.com: “Eu não direi nada sobre isso”.
A publicação alemã acredita que os executivos da Red Bull, incluindo o novo CEO Oliver Mintzlaff, recomendaram que Horner renunciasse voluntariamente, mas ele recusou.
Entretanto, Christijan Albers, ex-piloto de F1, acredita que a posição de Horner agora está em dúvida.
“Quer isso tenha acontecido ou não, a cabeça dele será decepada”, disse ele ao De Telegraaf. “Horner tem alguns inimigos no paddock e com certeza essa será uma história difícil para ele, principalmente como uma equipe vencedora”.
“É bom que coisas assim estejam sendo discutidas no mundo e que as pessoas não estejam com medo de que sua própria carreira será prejudicada se disserem algo”.
“Por outro lado, também há pessoas que abusam desse tipo de coisa com más intenções. Isso pode destruir completamente a carreira de alguém, especialmente com toda a imprensa”.
“É bastante difícil reverter depois de ser anunciado que uma investigação está ocorrendo. O grande problema é que agora está sendo detectado em todos os lugares”.
“Portanto, mesmo que ele não tenha feito nada, ainda tem um problema que não pode ser resolvido”.
Albers especula que Horner – casado com a Spice Girl Geri Halliwell – está em negociações frenéticas no momento para limitar os danos.
“Há apenas uma opção para ele”, disse o holandês. “Tentar fazer um acordo com a vítima o mais rápido possível para encobrir isso. É a única maneira de manter sua carreira viva”.