22.6 C
Distrito Federal
segunda-feira, novembro 25, 2024

É hora de dizer adeus! Nosso último destino no Vale é a cidade de Jequitinhonha

Mercado Municipal de Jequitinhonha
Mauro Ferreira

É hora de dizer “adeus”, ou melhor, é hora de dizer “até logo” para este Vale de tantos encantos. Nossa última parada é a cidade de Jequitinhonha. Essa cidade localizada no baixo Jequitinhonha, cercada por serras, banhada pelo rio Jequitinhonha e com um ritmo de vida bem particular. Jequitinhonha é conhecida como o Coração do Vale.

E, pra começar essa despedida com toda delicadeza e doçura que Jequitinhonha merece, feche os olhos e embarque neste post com a voz da cantora Enie Souza.

O dia aqui começa cedo por aqui. Às 5:30 da manhã, já estávamos na feira da cidade batendo papo, fazendo amizades, descobrindo sabores e escutando histórias.

Os mercados do Vale sempre nos proporcionam experiências únicas, cada um com suas peculiaridades. Aqui, em Jequitinhonha, eu arrisco dizer que a principal delas é a amabilidade do povo. Basta dar alguns passos e alguém já está pronto para iniciar uma conversa, compartilhar uma história e, antes que você perceba, você se encontra envolvido em uma conversa como se estivesse com um velho conhecido.

Cada feirante tem prazer em mostrar seus produtos, explicar as diferenças e se aproximar daquele jeito que só o jequitinhonhense sabe fazer. Definitivamente, as pessoas acolhedoras e hospitaleiras completam o charme de Jequitinhonha.

Eu posso contar diversas histórias das feiras e mercados das tantas cidades do Vale, mas, acredite, é só indo para entender, quando for conhecer o Vale, não deixe de vivenciar essa experiência deliciosa.

Essa cultura rica, marcada pela tradição do povo mineiro, se manifesta nas feiras, nas festas populares, na gastronomia típica, na música e, claro, na poesia. Afinal, Jequitinhonha é pura poesia… e aqui, encontrei um dos maiores poetas do Vale, um amigo querido, aquele que enxerga poesia em cada esquina, em cada beco, em cada suspiro.

O Cláudio é uma das figuras mais apaixonadas e apaixonantes do Vale, um poeta que leva o nome dessa região e desse povo para todos os lugares por onde passa. Suas poesias ecoam como o vento nessas montanhas de Minas.

E na Associação do Jequitinhonha, encontrei um grupo de artesãs que com teares, talentos e paixão fazem um trabalho lindo, um trabalho inspirado no cotidiano e nas paisagens do Jequitinhonha. Mulheres que nos receberam com todo carinho para mostrar um pouco de suas histórias retratadas nos seus artesanatos. 

Artesãs Jequitinhonha
Mauro Ferreira

E, no fim do dia, fomos presenteados com uma apresentação do Coral Vozes do Jequitinhonha. O coral, criado em  2011, une crianças e adolescentes em uma única voz. É lindo e emocionante! 

Desta vez, sigo pela estrada com o coração apertado, não queria dizer esse “até logo”. O Vale do Jequitinhonha é um lugar que nos marca e nos modifica de uma forma diferente, nos faz ter um carinho maior ainda por Minas. O calor da receptividade do povo daqui é único.

Explorar o Vale do Jequitinhonha é mais do que simplesmente percorrer suas estradas sinuosas ou apreciar suas paisagens, é mergulhar em um rico cenário cultural, onde cada comunidade conta uma história de luta, resiliência e esperança. Onde em cada sorriso encontramos uma amizade, em cada casa encontramos um convite para um bom café.

Esse Vale que faz nascer do barro lindas bonecas, é um pedaço do mundo que tem um pouco de tudo e um pouco de cada um de nós.

Até logo, Jequitinhonha. Até breve, com novas histórias para contar.

Você pode assistir à série completa sobre o Vale do Jequitinhonha no Play Plus e se apaixonar por cada um dos lugares que visitamos.  Fonte: R7 – Minas Gerais

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias