Jean Alesi, ex-piloto da Ferrari, insistiu que Lewis Hamilton trará à Scuderia um impulso “gigantesco” por causa de seu “valor de mídia”.
O britânico se juntará à Ferrari na próxima temporada em uma mudança surpreendente que encerrará uma parceria de longa data com a Mercedes.
Hamilton, com um recorde de sete títulos de pilotos e várias façanhas fora do esporte, se transformou em uma superestrela global, o que ajudou a impulsionar os perfis dele próprio, da F1 e de sua equipe em todo o mundo, algo que Alesi apontou para o Corriere della Sera.
“Eu acho que ele (Charles Leclerc) está ciente do fato de que em um ano estará ao lado de um piloto que é competitivamente forte. Muito forte em termos de inteligência aplicada às corridas, e além disso, gigantesco se pensarmos no seu valor midiático”.
Apenas uma semana antes do anúncio da mudança de Hamilton, Leclerc – que ingressou na Ferrari em 2019 – confirmou uma extensão contratual de longa duração com a equipe.
No entanto, apesar de um piloto do nível de Hamilton ter se juntado a ele, Alesi insistiu que a premissa de primeiro e segundo pilotos não é mais um problema imediato.
“Eu creio que Hamilton pode ofuscar qualquer um. Em contraste, Leclerc tem cabeça e talento para jogar suas próprias cartas”, explicou o francês. “Mas a questão do ‘primeiro piloto’ hoje constitui um argumento sem sentido”.
“Já não é como na minha época: para uma equipe – qualquer equipe – é tecnicamente impossível colocar carros diferentes na pista se pensarmos em como chassis e motores são feitos”.
“É por isso que acho que serão as classificações e as corridas que ditarão uma hierarquia interna, o que tornará, se possível, esse confronto de alto nível dentro da Ferrari ainda mais atrativo”.