O dia 12 de dezembro foi escolhido como data comemorativa das profissões de auxiliar e técnico em saúde bucal (ASBs e TSBs), conforme a Lei Distrital nº 7.391/2024, publicada na edição desta quarta-feira (10), do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). “Nacionalmente, o dia do TSB é comemorado em 24 de dezembro, o que inviabiliza a realização de eventos comemorativos por ser véspera de Natal. Agora no DF, com a mudança, será mais fácil comemorarmos o dia desses profissionais de extrema relevância para a odontologia”, afirma a referência técnica distrital (RTD) em Saúde Bucal da Secretaria de Saúde (SES-DF), Alessandra de Castro. A Lei Distrital nº 7.391/2024 ainda define a competência da Secretaria de Saúde para organizar debates, palestras, seminários e cursos de atualização para os profissionais, bem como promover ações de saúde bucal para a comunidade. De acordo com a lei, as atividades da pasta podem ser realizadas em parceria com outros órgãos do DF, setores da iniciativa privada, sociedade civil organizada e organizações não governamentais.
Sobre a categoria
A assistência odontológica da SES-DF é prestada por cirurgiões dentistas e técnicos em saúde bucal (TSBs). Existem 544 servidores ativos na especialidade TSB, de acordo com dados do Infosaúde. “A criação da carreira de TSB na SES-DF não só reforçou a força de trabalho da odontologia, como trouxe maior especialidade, uma vez que muitos dos nossos procedimentos e equipamentos demandam conhecimentos técnicos que os TSBs adquirem ao longo de sua formação”, explica a gestora. Os profissionais são responsáveis por ações diretas na assistência odontológica, em nível individual, e nas ações de prevenção e promoção de saúde, em nível coletivo. Na Atenção Primária à Saúde, os técnicos compõem as Equipes de Saúde Bucal, em conjunto com os cirurgiões dentistas, e atuam na prevenção e recuperação da saúde bucal dos pacientes assistidos pelas unidades básicas de saúde (UBSs).
O post Lei distrital cria data comemorativa do auxiliar e técnico em saúde bucal apareceu primeiro em Jornal de Brasília.