Há muito tempo, é comum ver jogadores que começavam jogando futsal na infância se tornando jogadores de futebol de campo ao longo da sua formação. Contudo, é um tanto quanto incomum ver jogadores profissionais de futsal migrarem para o futebol de campo.
Talvez o caso mais conhecido tenha sido o do craque Falcão, que passou pelo São Paulo em 2005, sendo inclusive campeão paulista pelo time paulista, ainda que não tenha tido muitas oportunidades. Agora, outro jogador tenta seguir o mesmo caminho de Falcão, mas espera ir ainda mais longe.
Melhor do Mundo sub-23 no Futsal assina com o Ituano, adversário do Corinthians no Paulistão
Melhor jogador do mundo sub-23 de futsal em 2019 e 2020, o atacante Leozinho, de 25 anos, teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e foi oficialmente anunciado como reforço do Ituano, rival do Corinthians no Paulistão, para a temporada 2024. Ele assina com o clube do interior de São Paulo até o fim de 2024.
Embora ainda não tenha sido inscrito no Campeonato Paulista, Leozinho deve figurar na lista da equipe em breve, ficando assim apto a estrear pelo clube. O ex-jogador de futsal vinha fazendo testes no time de Itu desde o início da pré-temporada e acabou aprovado. Além do Paulistão, o Ituano também disputará a Copa do Brasil e a Série B do Brasileirão em 2024.
O Ituano será o segundo clube de Leozinho no futebol de campo. Em 2023, ele defendeu o Hercílio Luz, de Santa Catarina, e em 22 jogos pelo clube, marcou três gols. Ele deixou a equipe após não renovar contrato para 2024.
Para quem não conhece, Leozinho ficou conhecido como “Príncipe do Futsal” após seu surgimento meteórico pelo Sorocaba Futsal, onde conquistou diversos títulos, como a Liga Nacional de Futsal (2020), o Mundial de clubes (2018 e 2019), o Campeonato Paulista (em 2020 e 2021), a Liga Paulista (2017) e a Supercopa do Brasil (2020 e 2021). A relação dele com o Sorocaba Futsal chegou ao fim em agosto de 2022, após problemas de relacionamento com o técnico Ricardinho e colegas de equipe. Também foi nome frequente em convocações da Seleção Brasileira de futsal.