A equipe Mercedes AMG Petronas acaba de confirmar que Lewis Hamilton sairá da equipe no final dessa temporada de 2024 para guiar para a Ferrari em 2025.
A Mercedes confirmou no tweet abaixo a chocante saída de Lewis Hamilton dos Prateados depois de terem conseguido o maior sucesso entre um piloto e uma equipe na história da Fórmula 1.
Hamilton ativou uma opção de liberação no contrato – que somente o Autoracing publicou no mundo – anunciado em agosto passado e esta temporada será, portanto, sua última pelos Prateados.
O comunicado de imprensa da equipe não faz menção à mudança do heptacampeão para a Ferrari, embora tanto a equipe quanto o piloto façam referência a um “novo desafio” no horizonte de Hamilton, com a Scuderia emitindo um comunicado minutos após a Mercedes confirmar a contratação do heptacampeão mundial a partir de 2025.
A saída de Lewis Hamilton da Mercedes marcará o fim de uma parceria que foi história de sucesso sem precedentes na Fórmula 1 entre uma equipe e um piloto.
Desde que ingressou na equipe em 2013, Hamilton reescreveu o livro dos recordes, estabelecendo-se como um dos maiores pilotos de todos os tempos.
Suas 82 vitórias com a equipe de Brackley e seis títulos mundiais – o primeiro dos sete ele ganhou com a McLaren – , um recorde que ele compartilha com o alemão Michael Schumacher, são uma prova de seu talento notável e sua busca incansável pela vitória.
“Em termos de dupla de pilotos de equipe, nosso relacionamento com Lewis se tornou o mais bem-sucedido que o esporte já viu, e isso é algo que podemos olhar para trás com orgulho”, comentou o chefe da Mercedes F1, Toto Wolff.
“Lewis sempre será uma parte importante da história do automobilismo da Mercedes. No entanto, sabíamos que a nossa parceria chegaria ao fim naturalmente em algum momento e esse dia chegou.”
“Aceitamos a decisão de Lewis de buscar um novo desafio e é emocionante contemplar nossas oportunidades para o futuro. Mas, por enquanto, ainda temos uma temporada pela frente e estamos focados em correr para entregar um 2024 forte.”
Lewis Hamilton acrescentou: “Tive 11 anos incríveis com esta equipe e estou muito orgulhoso do que conquistamos juntos. A Mercedes faz parte da minha vida desde os meus 13 anos.”
“É um lugar onde cresci, então tomar a decisão de sair foi uma das decisões mais difíceis que já tive que tomar.”
“Mas é o momento certo para dar esse passo e estou animado para assumir um novo desafio. Serei eternamente grato pelo incrível apoio da minha família Mercedes, especialmente do Toto por sua amizade e liderança e quero terminar juntos em alta.”
“Estou 100% comprometido em entregar o melhor desempenho possível nesta temporada e fazer do meu último ano com os Prateados um ano inesquecível.”
Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team and Lewis Hamilton will part ways at the end of the 2024 season. Lewis has activated a release option in the contract announced last year.
— Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team (@MercedesAMGF1) February 1, 2024