20.6 C
Distrito Federal
domingo, novembro 24, 2024

Copa América de Futsal: oGol resgata fichas do Brasil neste século

De Falcão à Manoel Tobias, passando Valdin, Pablo, Simi e outros tantos craques que defenderam a Amarelinha na Copa América. Em um trabalho de resgate histórico e valorização do futsal, a equipe oGol retornou ao passado e mergulhou em vídeos, reportagens e registros fotográficos da época para recuperar todas as fichas da seleção brasileira nas edições de Copa América deste século.

Das goleadas comandadas por Falcão aos placares apertados salvos por Franklin. Das vitórias tranquilas em decisões, como em 2008 contra o Uruguai, até o fim da hegemonia em 2003. As seleções de PC de Oliveira, Pipoca, Serginho Bigode, Marquinhos Xavier e do saudoso Fernando Ferreti, todas elas convocadas e escaladas, como mereciam os mais saudosistas.

Está no DNA de oGol o respeito pelo passado e o compromisso com o presente. Uma nova e equilibrada edição da Copa América se inicia nesta sexta-feira, mas antes da bola rolar no Paraguai. Você pode relembrar os seis elencos históricos, os 32 jogos disputados e os 182 gols assinados, além da tabela completa de todas edições.

Falcão artilheiro isolado

Das edições disputadas neste século, ninguém balançou as redes mais vezes do que Falcão. Embora previsível, os números escancaram a dinastia do craque com a Amarelinha. O camisa 12 marcou mais do que o dobro de gols do que o segundo colocado, Valdin. E nem mesmo juntando os tentos dos dois seguintes no ranking chegariam perto do Rei.

Nas três edições disputadas (2003, 2008 e 2011), Falcão marcou 24 gols em 15 jogos. Na sua edição mais inspirada, a primeira do século, em 2003, o camisa 12 balançou as redes nove vezes, mas não conseguiu impedir o primeiro título da Argentina.

Quem ostenta o fato de estar atrás apenas de Falcão, é Valdin. O veterano. que segue em atividade aos 44 anos, disputou duas edições da Copa América e assinalou 11 gols em dez jogos. Na temporada 2011, o ala repetiu o recorde de Falcão e também deixou nove gols marcados em apenas uma edição.

Os fixos artilheiros também aparecem na lista do maiores goleadores da seleção brasileira. Em terceiro lugar no ranking, Schumacher marca presença com oito gols anotados. Logo abaixo, Rodrigo Capita aparece com sete. A mesma marca também foi alcançada por Pablo Ribeiro e Neto.

Fonte: R7 – Futebol

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias