20.6 C
Distrito Federal
segunda-feira, novembro 25, 2024

Spray nasal de escetamina: para que serve e como age no organismo.

Remédios

Publicado em: 29/01/2024Última atualização: 29/01/2024

Publicado em: 29/01/2024Última atualização: 29/01/2024

Pessoa segurando um frasco de spray.O spray de escetamina é utilizado como tratamento emergencial ou complementar de transtornos depressivos.

Publicidade

Publicidade

A depressão é um transtorno complexo que engloba uma série de manifestações, geralmente associadas ao humor e comportamento.

Pessoas que possuem essa condição passam por alterações químicas no cérebro, que afetam principalmente os neurotransmissores, como a serotonina, ligada à felicidade e ao bem-estar.

O tratamento envolve medidas diversas, como a psicoterapia e a adoção de hábitos saudáveis. Porém, o uso de medicamentos é a parte mais importante deste processo, já que eles têm a capacidade de corrigir as alterações cerebrais que ocorreram previamente.

Existem inúmeros antidepressivos no mercado, que abrangem os diferentes graus da doença. O cloridrato de escetamina é um deles, e é sobre ele que iremos falar neste artigo. Acompanhe a leitura!

Índice — Neste artigo você verá:

  1. O que é o spray nasal de escetamina e para que ele serve?
  2. Ação no organismo
  3. Quanto tempo dura o tratamento?
  4. Preço do spray nasal de escetamina

O que é o spray nasal de escetamina e para que ele serve?

O princípio ativo Cloridrato de Escetamina (ou Esketamina), oferecido como um spray nasal e registrado dessa forma inicialmente com o nome comercial Spravato, é um medicamento utilizado para o tratamento de adultos com transtorno depressivo em níveis moderados ou graves.

A terapia que se utiliza deste fármaco é relativamente nova, a substância foi registrada no Brasil no ano de 2020, quando começou a ser utilizada no país.

Um de seus principais usos é no caso de pacientes que já realizaram tratamento com outros medicamentos e não obtiveram o resultado esperado. Ele pode ser aplicado em casos com maior gravidade e sempre em conjunto com outros antidepressivos.

Ele também pode ser usado de forma emergencial em pacientes que apresentam risco de vida, com comportamento suicida.

Leia mais: O que é saúde mental para a psicologia? E como cuidar dela?

Publicidade

Publicidade

Ação no organismo

Após sua aplicação nas vias nasais, a escetamina é absorvida pela mucosa presente nesta região, e o tempo até chegar em sua concentração plasmática máxima é de 20 a 40 minutos. A concentração plasmática está relacionada com a absorção do medicamento.

Por isso, oferece uma ação rápida, alcançando os receptores cerebrais e estimulando a melhoria da conexão entre neurônios — e, consequentemente, reduzindo os sintomas da depressão.

A aplicação do remédio, seja de forma emergencial ou a longo prazo, deve ser feita por médicos e ter o acompanhamento de psicólogos e psiquiatras. Isso porque ele pode causar efeitos colaterais, como qualquer outro medicamento.

Por exemplo, a pressão arterial deve ser monitorada antes e depois do uso. A bula da escetamina indica que, se a pressão estiver elevada, o fármaco não deve ser utilizado.

Médico e paciente sentados juntos medindo a pressão arterial.
Independente disso, é necessário manter o(a) paciente sob observação por um tempo até que haja a certeza de que o organismo está estabilizado.

Publicidade

Publicidade

Quanto tempo dura o tratamento?

O tratamento que utiliza o cloridrato de escetamina em pacientes com o transtorno depressivo resistente a outras terapias medicamentosas tem um tempo de duração muito variável.

Isso porque ele depende de como o corpo reage a seu efeito e do tempo necessário para a remissão.

As primeiras 4 semanas de tratamento são chamadas de fase de indução, e ao fim dela deve ser avaliado o estado do(a) paciente para analisar se o medicamento deve ser mantido.

Depois, se inicia a fase de manutenção, com doses que podem ser semanais ou quinzenais. Nesse período também devem ocorrer as avaliações médicas periódicas para entender o comportamento do corpo e examinar a necessidade do tratamento.

Quando se entende que já houve a melhora dos sintomas da depressão, é recomendado ainda que o tratamento se mantenha por mais 6 meses, pelo menos.

Tudo isso é indicado pela bula do cloridrato de escetamina, e a equipe médica é responsável pela definição das doses e pela avaliação do tratamento, assim como de seus riscos e efeitos colaterais.

Leia mais: Depressão endógena: o que é, o que causa e sintomas 

Preço do spray nasal de escetamina

A escetamina é um medicamento de custo elevado. No ano de 2024, o spray nasal é encontrado na Consulta Remédios por valores a partir de 2 mil reais*.

Ele é uma opção de tratamento para pessoas que precisam dele de forma emergencial ou que já realizaram a terapia com outros antidepressivos mas não obtiveram a resposta ideal.

Por esses fatores, a administração deve ser avaliada cuidadosamente pelos médicos, e o medicamento nunca deve ser utilizado sem indicação.

*Preços sujeitos a alteração.

Leia mais: Setembro amarelo: entenda o que é e faça parte do movimento 


A depressão é uma condição séria que deve ser tratada adequadamente. Ainda que a psicoterapia e outras formas de tratamento sejam necessárias, elas não dispensam o uso de medicamentos.

O spray nasal de cloridrato escetamina é um fármaco que pode ajudar muito nesse processo e ainda salvar vidas.

Em caso de dúvidas, converse com seu(sua) médico(a). E para mais conteúdos sobre saúde, continue navegando pelo portal do Minuto Saudável.


Publicidade

Publicidade

Referências

Fonte: R7 – Saúde

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias