As possibilidades de uso da inteligência artificial se estendem, também, ao ensino de idiomas. Foi pensando nisso que a startup ChatClass criou um chatbot que funciona pelo WhatsApp e ajuda os usuários a treinar conversas em inglês.
Além de melhorar a pronúncia das palavras e ampliar o vocabulário, as pessoas recebem, ainda, feedbacks em tempo real sobre o próprio desempenho. Essa ferramenta tem tudo para crescer e conquistar adeptos.
Veja também
Um pesquisa feita pelo Google, no ano passado, em parceria com a Educa Insights, mostrou que 70% dos estudantes do Brasil já ouviram falar sobre algum tipo de inteligência artificial e 30% utilizam chatbots no dia a dia para complementar os estudos.
Foco nos estudantes
Startup ChatClass lança chatbot que dá feedbacks em tempo real sobre o inglês dos usuários – Foto: Reprodução
O foco da ChatClass é, justamente, atender essa parcela de estudantes que enxerga a tecnologia como uma ferramenta que ajuda na ampliação dos conhecimentos.
O recurso criado pela startup permite treinos individuais e troca de áudios com o robô. Com isso, é possível treinar o inglês de onde quer que você esteja.
Fora isso, na visão do CEO da ChatClass, Jan Krutzinna, a opção de treinamento individual é uma ótima opção para quem é tímido e tem vergonha de treinar a pronúncia do inglês em conversas com outras pessoas.
Revisão de humanos
Um elemento destacado pelo executivo é o fato de que a ferramenta passa por revisão de humanos.
Apesar de o chatbot ser baseado em inteligência artificial e, portanto, um robô, os conteúdos são pensados e revisados por especialistas.
Esse fato dá uma segurança maior aos usuários, em relação à confiabilidade do que é dito e ensinado pelo ChatClass. Não se preocupe! Ele te dará feedbacks corretos.
“Os conteúdos da ChatClass são construídos por meio de três fontes: com nossa equipe de design instrucional; por meio de parceiros, com editoras e empresas; e ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT, com curadoria dos nossos especialistas para garantir a qualidade do conteúdo”, diz Jan Krutzinna.
Modelos de ensino
A ferramenta oferece três modalidades de ensino: livro de exercícios, simulação de conversas em inglês e consultoria de dúvidas com o tutor de inteligência artificial.
- Livro de exercícios: nessa modalidade, é possível acessar teorias e fazer atividades de fixação de gramática, vocabulário e outros aspectos do idioma.
- Simulação de conversas: os alunos passam por situações reais, com missões e tarefas para serem desvendadas, e tudo em inglês. No decorrer do processo, eles recebem dicas de como pronunciar corretamente as palavras.
- Consultoria de dúvidas: nesse modelo, o usuário pode tirar dúvidas, resgatar temas de aulas anteriores etc.
Um aspecto importante é que, antes de iniciar qualquer atividade, o chatbot pergunta o nível de conhecimento em inglês e adapta o conteúdo para cada usuário. Experimente!