No relatório de resultados do quarto trimestre divulgado na terça-feira (23/1), a Netflix revelou uma alteração substancial em sua estrutura de assinatura.
A partir do segundo trimestre de 2024, o plano básico mais econômico, isento de anúncios, não estará mais disponível para os assinantes no Canadá e no Reino Unido.
Veja também
Essa medida, semelhante à implementada no Brasil no ano passado, tem como objetivo direcionar os assinantes para o plano mais econômico, que inclui anúncios.
Plano básico sem anúncios da Netflix chega ao fim
Mudança faz parte da estratégia da Netflix para impulsionar sua publicidade – Imagem: Reprodução
O plano básico sem anúncios já estava indisponível para novas assinaturas desde julho, como parte dos planos da Netflix para não apenas aumentar os preços, mas reestruturar as opções oferecidas aos usuários.
A exclusão definitiva desse plano surge como uma estratégia para incentivar novos assinantes a optarem pelo plano mais acessível, que inclui anúncios, ou pelos pacotes mais caros, sem anúncios.
É importante observar que os atuais assinantes não poderão mais manter esse plano e serão obrigados a escolher e migrar para um novo nível de assinatura.
Essa mudança faz parte da estratégia da Netflix para impulsionar seu negócio de publicidade, reduzindo a dependência de aumentos frequentes nos preços das assinaturas.
Sobre isso, a empresa afirma:
“Queremos retirar nosso plano Básico em alguns de nossos países de anúncios, começando pelo Canadá e Reino Unido no segundo trimestre, e continuando a partir daí.”
Atualmente, o plano com anúncios representa 40% de todas as inscrições na Netflix.
A estratégia, que já foi aplicada no Brasil em outubro do ano passado, durante a apresentação dos resultados financeiros, pode ser expandida para outros países em breve, incluindo os Estados Unidos, seu maior mercado em assinantes e receita.
Os assinantes no Brasil, terceiro maior mercado da Netflix, já passaram por uma transição semelhante.
A empresa descontinuou o plano básico sem anúncios em outubro de 2023, deixando apenas os planos padrão com anúncios, padrão sem anúncios e premium como opções.
A Netflix, que teve um excepcional ano de 2023 com um recorde de 260 milhões de assinantes, está explorando estratégias, como o fim do compartilhamento de senhas, para impulsionar ainda mais seu sucesso no mercado, conquistando a confiança dos investidores.