A Caixa Econômica Federal informou à prefeitura de Porto Alegre, nesta sexta-feira (26), sobre a inclusão da cidade na lista de municípios habilitados para o saque calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Isso significa que milhares de moradores afetados pela tempestade ocorrida em 16 de janeiro poderão acessar esse benefício a partir deste sábado (27).
De acordo com a instituição financeira, os moradores dos bairros da Capital atingidos pela tempestade terão até 18 de abril para sacar até R$ 6.220, dependendo do saldo disponível em suas contas do FGTS na data da solicitação.
O saque calamidade do FGTS é uma modalidade que permite o acesso aos recursos em casos de necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastres naturais, como enchentes, queda de granizo, vendavais e ciclones extratropicais, na área de residência dos beneficiários.
Dessa vez, a liberação dos recursos para Porto Alegre foi resultado do reconhecimento, pelo governo federal, do decreto de situação de emergência emitido pela prefeitura após a tempestade de janeiro.
Quem tem direito
O acesso ao FGTS considera a área de residência. Moradores de 76 bairros estão automaticamente habilitados e podem solicitar o saque via aplicativo do FGTS ou em uma agência da Caixa Econômica Federal.
Por outro lado, os residentes de outros 18 bairros precisarão abrir um pedido inicialmente junto à prefeitura de Porto Alegre, através do sistema 156 – Central de Atendimento ao Cidadão. Nesses casos, será necessário informar nome, celular, endereço completo e descrever os danos sofridos na residência. Apenas se os pedidos forem aprovados pelo município, os moradores terão direito ao saque do FGTS.
Como solicitar o saque-calamidade do FGTS
Pelo aplicativo do FGTS:
- Acesse o aplicativo e clique em “Meus Saques”.
- Escolha a opção “Outras Situações de Saques”.
- Selecione o motivo do saque como “Calamidade Pública” e escolha Porto Alegre.
- Escolha uma das opções para receber o FGTS: crédito em conta bancária ou saque presencial.
- Envie e faça upload dos documentos requeridos.
- Confira os documentos anexados e confirme.
- A Caixa irá analisar sua solicitação e, se estiver tudo correto, o valor será creditado em sua conta.
Em uma agência da Caixa:
É necessário comparecer à agência com os seguintes documentos:
- Comprovante de residência em nome do trabalhador.
- Documento de identificação do trabalhador.
- CPF.
- Carteira de Trabalho ou documento que comprove o vínculo empregatício.