A ViaMobilidade devolveu o primeiro trem da série 8500 para a CPTM. A devolução foi realizada com oito meses de atraso e um dos motivos alegados pela concessionária foi a demora no recebimento dos primeiros novos trens encomendados junto à Alstom.
Nesta sexta-feira, 26 de janeiro, o H568 foi devolvido à CPTM.
O trem foi cedido em caráter de empréstimo para a ViaMobilidade, que utilizou a composição nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
A composição, antes de ser devolvida, passou por uma revisão e vistoria.
O trem já foi visto nos domínios da CPTM.
Nos próximos dias, uma segunda composição da série 8500 deve também ser devolvida.
Confira nota da concessionária sobre a devolução:
“Com o avanço gradativo do recebimento dos 36 novos trens adquiridos da Alstom, que fazem parte do investimento de R$ 4 bilhões em melhorias nos três primeiros anos de concessão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, a ViaMobilidade iniciou o processo de devolução das composições ao poder concedente. Hoje, o primeiro (H568) foi devolvido à CPTM.
Conforme previsto em contrato, a concessionária mantém o compromisso de realizar a revisão e a vistoria de todos os trens que serão devolvidos ao poder concedente.
Para manter o serviço de transporte, de forma a não trazer impactos aos passageiros, a frota será devolvida gradativamente até o recebimento integral das novas composições, considerando a demanda operacional.”