A cidade de Joinville, no Norte de Santa Catarina, foi a que registrou o maior número de atendimentos do suporte avançado do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) no Estado durante o ano de 2023. O município registrou um aumento de 38,2% no número de ocorrências com relação ao ano anterior.
De acordo com dados divulgados pelo governo de Santa Catarina, a maior cidade do Estado teve 7.044 ocorrências registradas ao longo dos últimos 12 meses, enquanto em 2022 foram 5.097. Na sequência, vem Florianópolis, com 6.221 atendimentos em 2023.
Em terceiro lugar, ficou a cidade de Criciúma, no Sul do Estado, com 5.098 ocorrências ao longo de todo o ano passado. Em Santa Catarina, os atendimentos do suporte avançado do Samu saltaram 21,2%, somadas todas as cidades.
Suporte avançado do Samu atendeu mais de 37 mil ocorrências em SC
Durante o ano de 2022, foram 30.604 ocorrências registradas pelo serviço. Já em 2023, o número saltou para 37.099, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde.
“Por determinação do governador Jorginho Mello, estamos trabalhando para garantir maior cobertura de atendimento de urgência e emergência para todas as regiões e para reduzir o tempo de deslocamento até o local da ocorrência”, comenta a secretária de Estado da Saúde, Carmem Zanotto.
Em Joinville, segundo o Estado, o aumento nos atendimentos está relacionado à inauguração da terceira Unidade de Suporte Avançado da cidade.