Uma potencial sede rival para o GP do Japão anual pode ter surgido: Osaka.
O tradicional e popular local japonês da Fórmula 1 é Suzuka, de propriedade da Honda, na província de Mie.
Mas o chefe do departamento de turismo da prefeitura de Osaka, Hiroshi Mizohata, disse na semana passada, após uma reunião com autoridades municipais e a Federação Econômica privada de Kansai, que a F1 pode ser uma opção para a cidade.
“A F1 se transformou em um modelo de negócios que pode ser operado pelo setor privado”, declarou ele. “Nós gostaríamos de prosseguir com o convite”.
Ele diz que o setor privado de Osaka convidou autoridades do governo para considerar a possibilidade de sediar um GP.
Mizohata disse que a F1 seria a maneira perfeita para a região aproveitar a realização do evento World Expo em Osaka em 2025.
“A F1 não é mais apenas uma corrida automobilística”, insistiu ele. “Tornou-se um programa de entretenimento abrangente. Se passarmos por cada etapa e fizermos isso passo a passo, será possível”.
Os comentários de Mizohata foram publicados pelo jornal Sankei Shimbun, que informou que uma potencial corrida de F1 em Osaka aconteceria em vias públicas.
O governador da província de Osaka, Hirofumi Yoshimura, comentou: “Nós aprovamos qualquer conversa sobre querer enfrentar o desafio (da F1) com gestão privada. Creio que há desafios, mas gostaríamos de cooperar tanto quanto possível”.