A manhã deste domingo, 7, conta com cinco diferentes alertas climáticos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Conforme a previsão do tempo, as cinco regiões geográficas do país irão encarar tempestade ou chuvas intensas.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Nos cinco casos, os alertas têm o mesmo prazo de validade. De acordo com o instituto climático, que é vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, os avisos valem até as 10 horas de hoje.
Leia mais:
Para a Região Sul, há alerta amarelo de tempestade sobre boa parte do Rio Grande do Sul — a exceção é a faixa mais ao norte, na divisa com o Paraná. Deve chover, por exemplo, na capital Porto Alegre. Esse tipo de aviso indica acumulados de até 50 mm, ventos intensos (entre 40 e 60 km/h) e risco de queda de granizo.
Alertas de chuvas intensas
Enquanto o Rio Grande do Sul encara tempestade, outros Estados enfrentam uma manhã dominical com chuvas intensas. São três alertas amarelos nesse sentido, indica o Inmet.
Leia também: “Prédio que desabou em Gramado (RS) tinha apartamentos avaliados em R$ 1 milhão; veja fotos”
O primeiro alerta amarelo de chuvas intensas deste domingo surge como um “risco” que cruza o Distrito Federal e cinco Estados espalhados por Norte, Centro-Oeste e Sudeste. O aviso vale, a saber, para Rondônia (sul), Mato Grosso (central), Goiás (centro-norte), Minas Gerais (centro-norte) e Espírito Santo (parte do norte).
O segundo alerta amarelo presente na previsão do tempo para a manhã deste domingo pega partes do Tocantins (nordeste e extremo norte/bico do papagaio) e três Estados nordestinos: Maranhão (com exceção ao extremo nordeste), Piauí (metade sul) e Bahia (noroeste, faixa central e porção do leste).
O terceiro e último alerta amarelo de chuvas intensas da vez é restrito a Estados da Região Norte. Isso porque ele abrange o oeste do Acre, cruza o Amazonas na altura central e vai até o noroeste do Pará.
Leia também: “Ondas de calor no Sudeste, seca na Amazônia e chuvas no Sul: confira como será o verão”
O Inmet destaca que um alerta amarelo de chuvas intensas representa chuva de até 50 mm e ventos intensos, que podem chegar à velocidade de 60 km/h. Situação essa que, de acordo com a previsão do tempo, representa “baixo risco” de interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas (raios).
Previsão do tempo com alerta laranja
O quinto — e último — alerta na previsão do tempo do Inmet para a manhã deste domingo é o único que aparece na cor laranja, o que representa “perigo” para a ocorrência de problemas em decorrência do clima adverso. O aviso é referente a mais chuvas intensas, que afetam áreas de 11 Estados:
- Acre (metade leste);
- Rondônia (exceto o sul);
- Amazonas (sul, sudeste e leste);
- Pará (exceto o noroeste);
- Amapá (todo o Estado);
- Tocantins (exceto o nordeste e o norte/bico do papagaio);
- Mato Grosso (metade norte);
- Goiás (extremo norte);
- Minas Gerais (extremo norte);
- Espírito Santo (extremo norte); e
- Bahia (oeste, sul e extremo sul).
O Inmet lista, por fim, instruções à população que está dentro da área de atuação do alerta laranja de chuvas intensas:
- não se abrigar debaixo de árvores;
- não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de publicidade; e
- se possível, desligar aparelhos elétricos e até mesmo o quadro geral de energia.
Leia também: “O El Niño e a farsa das mudanças climáticas”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste