A Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de saúde do trabalhador em parceria com o Núcleo de Educação em Saúde, realizou na última semana diversas ações voltadas para o bem-estar dos servidores da Secretaria.
Celebrando o Janeiro Branco, mês de conscientização sobre Saúde Mental, foram ofertadas: auriculoterapia, constelação familiar, spa dos pés, ventosaterapia, massagem, Yoga e e outras práticas integrativas.
“É muito importante cuidarmos dos servidores da saúde. Quando eles estão bem cuidados, o atendimento ofertado à população é ainda melhor.” disse Daniela Carvalho, responsável pelo Núcleo de Educação em Saúde.
AURICULOTERAPIA: é uma técnica derivada da acupuntura, que faz pressão em pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticar diversos problemas físicos, mentais e até emocionais. Baseada na análise da parte externa da orelha, que representa os órgãos do corpo humano. Após o diagnóstico – realizado por meio da anamnese (conversa com o paciente) e da análise visual e tátil –, o terapeuta aplica na orelha do paciente agulhas (na terapia francesa) ou sementes de mostarda e outros (na terapia chinesa).
CONSTELAÇÃO FAMILIAR: É uma modalidade de terapia alternativa que busca identificar a causa de problemas e conflitos pessoais a partir de dinâmicas de grupo em que os participantes interpretam e representam o histórico familiar do paciente.
SPA DOS PÉS: Trata-se de um conjunto de técnicas para fazer o tratamento dessa parte do nosso corpo, que é tão maltratada no dia a dia. Banhos com óleos essenciais, massagem relaxante
VENTOSATERAPIA: é um tipo de tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Para isso, as ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneo no exato local.
MASSAGEM: É uma das mais antigas terapias do mundo. A massoterapia é um instrumento particular na área da saúde que auxilia nos tratamentos de fisioterapia.
YOGA: O yoga reduz o stress, ansiedade, depressão e proporciona um crescente número de emoções positivas, segundo alguns estudos.