O ex-jogador de futebol e técnico Zagallo morreu, nesta sexta-feira, 5, aos 92 anos. A informação foi confirmada pela família do ex-atleta, que divulgou uma nota nas redes sociais do tetracampão mundial pela Seleção Brasileira.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Mário Jorge Lobo Zagallo comemorou o seu 92º aniversário em 9 de agosto do ano passado, em companhia de familiares e amigos. Como jogador, o brasileiro passou pelo América-RJ, Flamengo e Botafogo; e como técnico, Zagallo foi campeão pelo Botafogo, Fluminense, Flamengo e Vasco. Juntamente com Pelé, o ex-jogador esteve na Suécia em 1958, durante a primeira vitória brasileira numa Copa do Mundo.
Juventude
Zagallo nasceu no dia 9 de agosto de 1931, no município alagoano de Atalaia. O futebol esteve presente em sua vida desde cedo: no final da Copa do Mundo de 1950, quando o Uruguai derrotou o Brasil, lá estava o jovem alagoano no Estádio do Maracanã — ele trabalhava na segurança do estádio.
Início da carreira de jogador
Sua primeira atuação como jogador aconteceu em 1948, aos 17 anos, no América, um time carioca. Depois, o alagoano atuou em dois outros times da Cidade Maravilhosa: Flamengo e Botafogo.
Maiores conquistas
Ele ostentou o brasão da Seleção Brasileira na histórica Copa do Mundo de 1958, primeira das cinco vitórias do Brasil na disputa. Zagallo entrou em campo ao lado de Pelé. Nessa época, o alagoano que vivia no Rio de Janeiro jogava pelo Flamengo. Na Copa de 1962, já vestia a camisa do Botafogo. Ao todo, foram 33 partidas pela Seleção entre os anos de 1958 e 1964.
Estilo de jogo
De porte físico pequeno, Zagallo era conhecido pelo seu grande entendimento técnico da dinâmica do campo; ele jogava como ala esquerda e atacante. Durante os jogos, era comum vê-lo correr a fim de atacar o adversário em áreas mais profundas do campo. Ele aplicava suas estratégias ofensivas, aliás, como atacante principal ou atacante interno.
A carreira como treinador
Sua primeira vitória como técnico numa Copa do Mundo aconteceu na edição de 1970 — em 1994, atuou como assistente técnico. O brasileiro foi o primeiro na história do futebol a vencer uma Copa do Mundo primeiro como jogador e, depois, como técnico.
A família
Mário Jorge Lobo Zagallo nasceu numa família de origem libanesa. Em 1955, se casou com Alcina de Castro, na tradicional Igreja dos Capuchinhos, na capital fluminense. O casal permaneceu junto até a morte de Alcina, em 5 de novembro de 2012. Eles tiveram quatro filhos.
Leia também: “O Brasil sem Pelé”, reportagem de Eugenio Goussinsky publicada na Edição 197 da Revista Oeste