Praticamente todo o Nordeste terá chuvas volumosas entre 21 e 26 de janeiro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Os volumes de chuva podem ter acumulados superiores a 100 milímetros (mm) na região. A partir do próximo domingo, 21, a chuva mais expressiva deve atingir a Bahia, o Piauí e o Ceará.
O Inmet atribui os grandes volumes de chuvas a alguns dos principais sistemas meteorológicos típicos de verão, como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a provável formação de um canal de umidade.
O canal de umidade é o resultado da presença de um sistema de baixa pressão no oceano. Ainda de acordo com o órgão, as chuvas vão chegar acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento.
Nesta semana, o semiárido nordestino registrou seca e altas temperaturas. O cenário vai mudar entre o fim de semana e a semana seguinte, pois a chuva vai alcançar a região. “Além disso, a chuva ainda vai colaborar para o aumento da umidade no solo e aporte hídrico dos reservatórios de água”, disse o Inmet.
Alerta: ciclone que afetou o RS atinge SP e RJ
Nesta semana, o Instituto Nacional de Meteorologia também emitiu um importante alerta: o ciclone que atingiu o Rio Grande do Sul na última terça-feira, 16, chegou na região Sudeste nesta sexta-feira, 19, principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo.
O ciclone deve formar uma frente fria que pode favorecer mais chuvas. Mesmo com o ciclone, as áreas afetadas vão permanecer com altas temperaturas por influência do El Niño, de acordo com a especialista.
Pancadas de chuvas maiores que 70 mm acompanhadas por raios, rajadas de vento e trovoadas devem atingir o Amazonas, Pará, Amapá e Tocantins na região Norte. Acre e Rondônia devem ter pancadas de chuvas isoladas, e Roraima terá menos chuvas no fim de semana.
+ Leia mais notícias sobre o Brasil em Oeste