Graham Watson, ex-diretor da AlphaTauri, acredita que Max Verstappen “salvou sozinho a Fórmula 1” graças ao interesse que gerou.
Verstappen fez sua estreia na F1 em 2015 com a Toro Rosso e logo se transferiu para a Red Bull, onde venceu três campeonatos mundiais até agora.
O holandês bateu vários recordes e atualmente está atrás apenas de Lewis Hamilton e Michael Schumacher na lista de vitórias de todos os tempos.
Durante o período de sucesso de Schumacher com a Ferrari, os torcedores do alemão lotavam as arquibancadas em vários eventos europeus.
Watson, que trabalhou com Verstappen em sua temporada de estreia na F1, afirmou que o holandês vem tendo um impacto semelhante durante seus anos na categoria.
“Max é a melhor coisa que já aconteceu na F1”, disse ele em uma entrevista ao Verstappen.nl.
“Quando Max foi para a Red Bull, comparei isso a Michael Schumacher indo para a Ferrari. Ele tornou a F1 imensamente popular na época”.
“Basta olhar as imagens antigas de Hockenheim e Spa: arquibancadas lotadas com bandeiras de Schumacher. Acho que Max salvou sozinho a F1”.
“Ele traz a mesma intensidade e gera interesse. As pessoas vêm em massa para a Áustria e Spa; na verdade, em todos os lugares por ele”.
“Eu não via isso nem na época de Schumacher. Minha esposa tem 60 anos, mas é uma grande fã de Max. Pelo seu estilo, porque ele cria emoção na pista. Max traz um público totalmente novo para a F1”.
O primeiro título de Verstappen veio em 2021, quando ele prevaleceu após uma intensa batalha com Hamilton ao longo da temporada.
O heptacampeão mundial também é uma das figuras mais reconhecidas da categoria, mas por motivos diferentes, segundo Watson.
“Lewis Hamilton é muito talentoso, mas está envolvido em tantas coisas que as pessoas se perguntam: ele é piloto de F1 ou não?”
“Ele está associado a muitas outras coisas. Lewis Hamilton é uma marca, Max Verstappen é um piloto de F1. E isso também não vai mudar”.
“Não estou dizendo que o que Hamilton está fazendo é errado, mas ele não é o nerd como Max. Quando caras assim não estão no carro, estão no simulador ou no kart. Eles estão sempre trabalhando para melhorar”.